Logotipo Oficial Trends

CONECTANDO NEGÓCIOS A INVESTIMENTOS

Search
Close this search box.
parabólica digital

Nesse cenário, as parabólicas convencionais também deixaram de funcionar e quem utiliza o modelo, comum em municípios de pequeno porte, deve substituir o aparelho pela nova parabólica digital para assistir TV com imagem e som de qualidade. (Foto:

Era analógica da TV tem fim acentuado com chegada da parabólica digital

Por: Boletins Trends | Em:
Tags:, ,

A transição do sinal analógico para o digital nas televisões brasileiras é um marco na evolução tecnológica do país e ganhou força a partir da determinação do Ministério das Comunicações (MCom), que visa encerrar as transmissões analógicas até 2025.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


O processo de transição teve início oficialmente em 2016, com o objetivo de concluir a mudança até o final de 2023. A iniciativa visa proporcionar uma qualidade superior de imagem e som, além de viabilizar o acesso a serviços avançados de transmissão. A principal razão para o adiamento está relacionada à necessidade de instalar transmissores digitais em pequenas cidades, onde a presença de empresas de radiodifusão ainda é limitada.

Nesse cenário, as parabólicas convencionais também deixaram de funcionar e quem utiliza o modelo, comum em municípios de pequeno porte, deve substituir o aparelho pela nova parabólica digital para assistir TV com imagem e som de qualidade. 

No comércio, o kit digital com antena, cabos e receptor custa entre R$ 300 e R$ 500. No entanto, famílias de menor renda inscritas em algum programa social do Governo Federal têm direito a receber o equipamento gratuitamente, desde que estejam inscritas no CadÚnico e tenham uma parabólica tradicional em pleno funcionamento.

Quem está fazendo a substituição gratuita dos equipamentos é a Siga Antenado, entidade sem fins lucrativos criada por determinação da Anatel para apoiar a população de menor renda durante a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais (Banda C) para o sinal das parabólicas digitais (Banda Ku). Mais de 1 milhão de instalações da nova parabólica digital já foram realizadas desde julho do ano passado. 

Para saber se tem direito à instalação da nova parabólica digital, a população deve entrar no site da Siga Antenado (www.sigaantenado.com.br) ou ligar para o número 0800 729 2404, que também funciona como WhatsApp, para fazer o cadastro e obter a nova parabólica digital.

Saiba mais:

IA vai além do mercado e transforma o dia a dia das pessoas

Vision Pro: Apple anuncia lançamento de óculos de realidade virtual

A tradução dos conteúdos é realizada automaticamente pelo Gtranslate.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Top 5: Mais lidas