Os países do BRICS divulgaram uma declaração conjunta em que classificam o atual cenário comercial como preocupante. (Foto: Reprodução/Evelyn Hockstein/Reuters)
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos (EUA), afirmou na noite do último domingo (6), que irá impor uma tarifa adicional de 10% às importações de países que se alinharem ao BRICS. A declaração foi feita na rede Truth Social, no mesmo dia em que os líderes do bloco se reuniam na Cúpula do Brics, realizada no Rio de Janeiro.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente.
Trump não especificou quais ações ou declarações seriam classificadas como “políticas antiamericanas”, mas reforçou que não haverá exceções à nova diretriz. A ameaça ocorre no momento em que sua administração tenta concluir acordos comerciais bilaterais antes do prazo de 9 de julho, quando entram em vigor tarifas retaliatórias mais amplas.
A medida adiciona pressão sobre economias emergentes e reflete a retomada de uma agenda protecionista nos Estados Unidos. Desde o início de seu novo mandato, Trump tem reiterado a política “America First” como diretriz central de seu governo comercial.
A reação do BRICS veio em tom de crítica indireta. Os países-membros alertaram que o aumento de barreiras unilaterais compromete o comércio global e a estabilidade econômica de longo prazo.

Durante a abertura da cúpula no Rio, os países do BRICS divulgaram uma declaração conjunta em que classificam o atual cenário comercial como preocupante. Sem citar diretamente os EUA, o bloco condenou medidas protecionistas e defendeu a necessidade de cooperação internacional diante de crises geopolíticas e disputas econômicas.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou que o grupo representa a continuidade do Movimento dos Países Não-Alinhados da Guerra Fria e que a autonomia dos países em desenvolvimento está em risco com a retomada do unilateralismo global. Ele também destacou que os membros do bloco respondem por mais de 50% da população mundial e 40% do PIB global.
“O BRICS é herdeiro do Movimento Não-Alinhado. Com o multilateralismo sob ataque, nossa autonomia está novamente em xeque.”
Presidente Lula
O BRICS original — formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul — expandiu sua composição nos últimos anos. Desde 2024, o grupo passou a contar com Irã, Egito, Etiópia, Indonésia e Emirados Árabes Unidos. A Arábia Saudita, embora citada como candidata, ainda não formalizou sua adesão.
Ceará participa de conferência internacional com foco na COP30
Fase piloto da Reforma Tributária começa com análise de 50 empresas