Dario Durigan, ministro da Fazenda, afirmou que o atual nível dos juros no Brasil é influenciado, principalmente, pelo cenário internacional. Segundo ele, o diferencial entre as taxas de juros brasileiras e americanas representa hoje o principal fator de pressão sobre a economia nacional.
A declaração foi concedida em entrevista à revista Carta Capital, realizada na quarta-feira (8) e divulgada na última quinta-feira (9). Além disso, o ministro afirmou que não existe uma solução simples para reduzir estruturalmente o custo do crédito no país.
Juros exigem estabilidade
De acordo com Dario Durigan, a redução dos juros no Brasil depende, antes de tudo, de estabilidade institucional e planejamento fiscal de longo prazo. Ao mesmo tempo, o ministro defendeu o fortalecimento das instituições democráticas.
“Isso passa por a gente ter, primeiro, estabilidade institucional e planejamento fiscal de longo prazo. A segunda resposta é institucional, do ponto de vista de democracia. Não dá para não ter reconhecimento de eleições, quebra-quebra, bloqueio de rodovias, pedidos de golpe.”
Tributação e papel do Estado
Durante a entrevista, o ministro também comentou o debate sobre o chamado rentismo. Segundo ele, o governo começou a enfrentar esse cenário ao ampliar a tributação sobre renda e patrimônio.
“Tributamos dividendo, fundo fechado, fundo em offshore, essas pessoas pagavam Imposto de Renda zero. Então a gente enfrentou, na tributação, o rentismo.”
Na avaliação de Dario Durigan, o argumento da justiça tributária tende a ganhar força. Por isso, o governo busca ampliar a progressividade do sistema tributário.
Defesa da política fiscal
Por outro lado, o ministro criticou parte das análises sobre as contas públicas. Conforme afirmou, muitos diagnósticos fiscais partem da defesa de um Estado mínimo e deixam de considerar o papel do setor público no desenvolvimento econômico.
“Nós nos comprometemos com um Estado que funciona, seja eficiente, entregue melhora de vida para as pessoas, tem papel na proteção social, na indução do desenvolvimento.”
Por fim, Dario Durigan afirmou que o campo progressista poderá fortalecer sua posição no debate público caso consiga entregar serviços públicos mais eficientes e melhorar a qualidade da atuação do Estado.
Saiba mais:
Espanha se torna 3º maior destino das exportações do Ceará
Exportações do Ceará: veja quais setores cresceram no semestre