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Segundo o Diretor Superintendente do Sebrae/CE, o selo é uma comenda muito importante para o Ceará porque ele agracia pequenos negócios. (Foto: Eduardo Andrade/Trends)

Sebrae/CE premia 295 empresas com o Selo de Qualidade Empresarial

Por: Redação | Em:
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Nesta terça-feira (21), duzentas e noventa e cinco empresas de todo o Estado foram agraciadas com o Selo de Qualidade Empresarial do Sebrae/CE, edição 2023, em uma cerimônia realizada no La Maison, em Fortaleza. Desde a sua criação em 1996, o Selo já beneficiou mais de 3.000 empresas em todo o Estado do Ceará.


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O programa, que busca fomentar a implementação e aprimoramento de sistemas de gestão em empresas de serviços cearenses, visa contribuir para maior competitividade, qualidade, inovação e sustentabilidade dessas organizações.

De acordo com Joaquim Cartaxo, Diretor Superintendente do Sebrae/CE, o selo é uma comenda muito importante para o Ceará porque ele agracia pequenos negócios que participam do edital, de todo um processo de melhoria dos seus serviços e estabelecimento.

“Para o Estado, quando você melhora os pequenos negócios, quando você melhora as empresas, isso tem repercussão no nosso desenvolvimento, no nosso crescimento econômico.”

Joaquim Cartaxo, Diretor Superintendente do Sebrae/CE

O Selo abrange empresas dos setores de Alimentação Fora do Lar (restaurantes, serviços de buffet, barracas de praia e bares), Lazer, Turismo e Eventos (agências de viagens, hotéis, pousadas e organizadoras de eventos), Saúde e Bem-Estar (salões de beleza, academias de musculação e ginástica, serviços de estética, clínicas, laboratórios e farmácias de manipulação) e Transporte (manutenção de veículos e oficinas de automóveis).

Na edição anterior, aproximadamente 350 empresas participaram do programa, e 188 conquistaram a certificação em categorias como Prata, Ouro e Diamante. Em 2023, o programa contou com a inscrição de 418 empresas de todas as regiões do Ceará, das quais 295 atingiram pontuações para receber as certificações. 

Entre as empresas certificadas, 131 receberam o Selo Prata, 105 o Selo Ouro e 59 o Selo Diamante. Os setores contemplados incluem 16 agências de viagens, 141 empresas de alimentação fora do lar, 17 organizadoras de eventos, 60 hotéis e pousadas, 6 oficinas automotivas e 55 empresas do segmento de saúde (academias, clínicas, laboratórios e salões de beleza).

A distribuição regional das empresas contempladas ficou assim: Cariri (13), Centro Sul (9), Chapada da Ibiapaba (28), Jaguaribe (12), Litoral Leste (15), Maciço de Baturité (16), Região Metropolitana (102), Norte (47), Oeste (40), Sertão Central (8) e Sertão de Crateús (5).

Semelhante a um processo de certificação, os certificados foram categorizados como Selo Prata (60 a 74 pontos), Selo Ouro (75 a 89 pontos) e Selo Diamante (90 a 100 pontos). As empresas destacadas nesta edição, segundo os avaliadores, foram aquelas que se adaptaram com sucesso às exigências do pós-pandemia e ao novo perfil do consumidor.

Impacto do Selo Sebrae/CE

A pousada Casa do Angelo, localizada em Jericoacoara, recebeu nesta edição o Selo Diamante, o décimo primeiro do empreendimento, que é contemplado pelo Sebrae desde 2011. Angelo Farias, proprietário da empresa, aponta a importância das exigências feitas pela instituição para o desenvolvimento dos negócios. 

“Quando o Sebrae renovou o selo de qualidade para selo empresarial, o checklist se tornou uma coisa mais ‘aprimorável’, então as empresas, para serem adequadas, tiveram que trabalhar mais. Tivemos que ter várias consultorias do Sebrae para poder nos adequar.”

Angelo Farias, dono da pousada Casa do Angelo

Em paralelo, a pousada La Casa Di Pietra, localizada em Flecheiras, recebeu, em 2023, o Selo Ouro em sua primeira vez concorrendo. O empresário Stefano Sibemberg, dono do empreendimento, aponta que a candidatura ao selo proporcionou uma sensação gratificante entre todos na empresa, porque modificou as formas de trabalhar, melhorando significativamente, para seguir os parâmetros exigidos.

“[Concorrer] fez crescer a minha pousada antes mesmo de receber o selo. Porque havia muitos parâmetros que nós não conhecíamos que acabaram dando um upgrade muito forte na pousada, simplesmente por estar concorrendo.”

Stefano Sibemberg, proprietário da pousada La Casa Di Pietra

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