IBGE projeta safra agrícola de 339,8 milhões t em 2026

Por: Redação | Em:
Tags:,
safra de grãos supersafra

A estimativa consta do terceiro Prognóstico da Safra Agrícola do IBGE e indica ajuste após o pico registrado no ciclo anterior. (Foto: Envato Elements)

A safra agrícola de 2026 deve somar 339,8 milhões de toneladas (t), queda de 1,8% frente a 2025, o que representa 6,3 milhões de toneladas a menos. A estimativa consta do terceiro Prognóstico da Safra Agrícola do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e indica ajuste após o pico registrado no ciclo anterior.


Quer receber os conteúdos da TRENDS no seu smartphone?
Acesse o nosso canal no Whatsapp e fique bem informado


Na comparação com o segundo prognóstico, a projeção para 2026 mostra avanço de 1,2%, equivalente a 4,2 milhões de toneladas, sinalizando revisão positiva dentro do próprio ciclo. O movimento ocorre após 2025 fechar com recorde de 346,1 milhões de toneladas, volume 18,2% superior a 2024, segundo o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola de dezembro do IBGE.

A área colhida em 2025 alcançou 81,6 milhões de hectares, aumento de 3,2% em relação a 2024, com acréscimo de 2,5 milhões de hectares. Em relação ao levantamento de novembro, houve ajuste positivo de 0,1%, ou 58,5 mil hectares, mantendo a expansão de base produtiva da safra agrícola.

Área e distribuição regional

Para 2026, a área a ser colhida deve atingir 82,7 milhões de hectares, crescimento de 1,4% sobre 2025, com 1,2 milhão de hectares adicionais, de acordo com o IBGE. As projeções indicam expansão nas áreas de milho (+2,3%, com alta maior na 1ª safra), soja (+0,4%) e feijão 1ª safra (+0,9%), enquanto algodão herbáceo em caroço (-5,7%) e arroz (-5,6%) apresentam retração.

Para 2026, o IBGE projeta expansão da área colhida em Mato Grosso (3,3%), Rio Grande do Sul (1,4%), Tocantins (1,5%), Mato Grosso do Sul (0,8%), Piauí (9,6%), Minas Gerais (1,3%), Ceará (1,1%), São Paulo (0,8%), Pará (5,2%) e Rondônia (2,6%).

Na direção oposta, a área deve recuar no Paraná (-0,4%), Goiás (-0,7%), Bahia (-3,5%), Maranhão (-0,0%) e Santa Catarina (-0,4%).

Saiba mais:

BNDES disponibiliza R$ 15,3 bilhões ao Plano Safra 2026

UE aprova acordo de livre comércio com Mercosul após 25 anos


Siga a Trends:

Instagram | LinkedIn | Facebook | Telegram | YouTube | Google Notícias

Top 5: Mais lidas