A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, no dia 3 de julho, uma sessão solene para entregar a Medalha Virgílio Távora aos senadores Cid Gomes e Camilo Santana. A cerimônia acontece às 18h, no Plenário 13 de Maio, em Fortaleza.
A homenagem atende a requerimentos de autoria do presidente da Alece, Romeu Aldigueri, subscritos por 25 parlamentares. A comenda reconhece políticos que se destacam pelos serviços prestados ao país e pela atuação em defesa da democracia.
Cid Gomes
Cid Gomes iniciou sua trajetória política como deputado estadual e presidiu a Alece. Posteriormente, administrou o município de Sobral por dois mandatos consecutivos e implantou o Programa de Alfabetização na Idade Certa.
Em seguida, governou o Ceará por dois mandatos. Durante o período, conduziu projetos nas áreas de educação, saúde, infraestrutura e segurança pública. Entre as iniciativas citadas pela Alece estão as Escolas Estaduais de Educação Profissional, os hospitais regionais, o Cinturão das Águas, o Complexo Industrial e Portuário do Pecém e o Cinturão Digital.
Atualmente, Cid Gomes exerce mandato de senador pelo Ceará e preside a Comissão de Hidrogênio Verde e a Subcomissão para a Alfabetização na Idade Certa.
Camilo Santana
Camilo Santana iniciou a trajetória política como deputado estadual. Posteriormente, assumiu o Governo do Ceará em 2015 e permaneceu no cargo por dois mandatos consecutivos.
Durante a gestão estadual, deu continuidade a projetos estruturantes e coordenou ações relacionadas ao enfrentamento da pandemia da covid-19. Em seguida, foi eleito senador pelo Ceará.
Na esfera federal, Camilo Santana comandou o Ministério da Educação entre janeiro de 2023 e abril de 2026. Nesse período, o ministério implementou o programa Pé-de-Meia, ampliou as Escolas em Tempo Integral, expandiu a Rede Federal de Educação Profissional e implantou o campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) no Ceará.
Medalha Virgílio Távora
A Medalha Virgílio Távora leva o nome de uma das principais lideranças políticas da história do Ceará. Virgílio Távora governou o estado em dois mandatos, exerceu funções como deputado federal e também atuou como senador da República.
Além disso, sua trajetória ficou marcada pela formulação de políticas de desenvolvimento e pela implantação de projetos estruturantes que contribuíram para a modernização do Ceará.
Saiba mais:
Rota das Falésias amplia promoção nacional e fortalece turismo no Ceará
Sebrae/CE fortalece o agronegócio cearense na PEC Brasil 2026