Medalha Virgílio Távora reconhece trajetória de Cid Gomes e Camilo Santana

Medalha Virgílio Távora reconhece trajetória de Cid Gomes e Camilo Santana
Alece entrega Medalha Virgílio Távora aos senadores Cid Gomes e Camilo Santana em sessão solene marcada para 3 de julho. (Foto: Divulgação)

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, no dia 3 de julho, uma sessão solene para entregar a Medalha Virgílio Távora aos senadores Cid Gomes e Camilo Santana. A cerimônia acontece às 18h, no Plenário 13 de Maio, em Fortaleza.

A homenagem atende a requerimentos de autoria do presidente da Alece, Romeu Aldigueri, subscritos por 25 parlamentares. A comenda reconhece políticos que se destacam pelos serviços prestados ao país e pela atuação em defesa da democracia.

Cid Gomes

Cid Gomes iniciou sua trajetória política como deputado estadual e presidiu a Alece. Posteriormente, administrou o município de Sobral por dois mandatos consecutivos e implantou o Programa de Alfabetização na Idade Certa.

Em seguida, governou o Ceará por dois mandatos. Durante o período, conduziu projetos nas áreas de educação, saúde, infraestrutura e segurança pública. Entre as iniciativas citadas pela Alece estão as Escolas Estaduais de Educação Profissional, os hospitais regionais, o Cinturão das Águas, o Complexo Industrial e Portuário do Pecém e o Cinturão Digital.

Atualmente, Cid Gomes exerce mandato de senador pelo Ceará e preside a Comissão de Hidrogênio Verde e a Subcomissão para a Alfabetização na Idade Certa.

Camilo Santana

Camilo Santana iniciou a trajetória política como deputado estadual. Posteriormente, assumiu o Governo do Ceará em 2015 e permaneceu no cargo por dois mandatos consecutivos.

Durante a gestão estadual, deu continuidade a projetos estruturantes e coordenou ações relacionadas ao enfrentamento da pandemia da covid-19. Em seguida, foi eleito senador pelo Ceará.

Na esfera federal, Camilo Santana comandou o Ministério da Educação entre janeiro de 2023 e abril de 2026. Nesse período, o ministério implementou o programa Pé-de-Meia, ampliou as Escolas em Tempo Integral, expandiu a Rede Federal de Educação Profissional e implantou o campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) no Ceará.

Medalha Virgílio Távora

A Medalha Virgílio Távora leva o nome de uma das principais lideranças políticas da história do Ceará. Virgílio Távora governou o estado em dois mandatos, exerceu funções como deputado federal e também atuou como senador da República.

Além disso, sua trajetória ficou marcada pela formulação de políticas de desenvolvimento e pela implantação de projetos estruturantes que contribuíram para a modernização do Ceará.

Saiba mais:

Rota das Falésias amplia promoção nacional e fortalece turismo no Ceará

Sebrae/CE fortalece o agronegócio cearense na PEC Brasil 2026

Quer receber os conteúdos da TRENDS no seu smartphone?
Acesse o nosso canal no Whatsapp e fique bem informado

Siga a Trends: