O Ceará é referência em logística de transporte na América Latina, conforme a chefe da representação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Brasil, Annette Killmer.
A avaliação tem como base estudos realizados pelo Escritório de Avaliação e Supervisão (OVE), órgão independente responsável por analisar operações do BID e sediado em Washington, nos Estados Unidos.
Segundo Annette Killmer, os resultados relacionados ao Ceará receberam avaliações positivas em análises comparativas conduzidas pelo órgão.
“O Ceará saiu com notas altas em estudos relativos, comparativos, estamos muito orgulhosos. E para o Brasil foram escolhidos os projetos do Ceará, e na comparação, o estado recebeu muitos elogios, e resultados muito positivos nesse critério”, mencionou.
Estudos do BID apontam impacto da infraestrutura em educação no Ceará
As análises do OVE ainda estão em andamento. No entanto, segundo Annette Killmer, o órgão identificou relação inserida em melhorias na qualidade do setor viário rural e aumento no acesso ao ensino superior.
De acordo com a representante do BID, comunidades beneficiadas pela infraestrutura registraram maior adesão a cursos universitários.
“Nas comunidades aumentaram a adesão a cursos universitários, porque as estradas eram melhores, e aconteceu um aumento na escolaridade, a nível universitário, um acesso maior”, destacou.
BID acompanha discussões sobre Data Centers no Ceará
Na área de Data Centers, Annette Killmer acentuou que o BID acompanha o andamento das discussões junto ao Ministério das Comunicações e ao Ministério de Minas e Energia. De acordo com ela, o tema precisa considerar benefícios voltados ao desenvolvimento das comunidades locais.
Além disso, a representante destacou o compromisso do banco com iniciativas ligadas ao desenvolvimento regional. “Porque os Data Centers têm os acessos de serviços de cloud, mas o BID se compromete muito com o desenvolvimento nacional, local, no aspecto de as comunidades se beneficiarem disso, e a gente está engajado nos diálogos”, salientou.
Ainda segundo Killmer, o Ceará mantém histórico de alinhamento com programas de transformação digital desenvolvidos pelo BID.
Ela também ressaltou a parceria institucional envolvendo o banco e o Governo do Estado em áreas como educação e transporte. “O BID tem uma longa parceria com o Estado do Ceará, a gente já trabalhou em termos de educação, de transporte. Então tem uma trajetória muito grande”, declarou.
A entrevista foi concedida à Trends durante a 15ª edição do Congresso do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad).
Ministro afirma que Transnordestina pode ampliar desenvolvimento econômico
O ministro dos Transportes, George Santoro, afirmou que a ferrovia Transnordestina poderá ser uma âncora de efeito multiplicador na economia nordestina, principalmente no Ceará.
Segundo ele, o empreendimento propõe estimular novos negócios entre Salgueiro (PE) e o Complexo do Pecém. “Mineradoras que não tiravam minérios vão sair do papel, mineradoras que não tinham custos logísticos competitivos passarão a ser competitivas, diversos centros logísticos serão projetados ao longo da ferrovia”, relatou.
Além disso, o ministro informou que realizou visita aos canteiros de obras da ferrovia. Santoro destacou ainda a atuação do Governo Federal e da Sudene para viabilizar financiamento e medidas necessárias ao avanço do projeto.
“Tivemos que aprovar algumas medidas legislativas no Congresso Nacional. Tudo isso aconteceu, a Sudene foi sensível no financiamento, e a gente conseguiu avançar nesse produto”, acrescentou.
Ministério dos Transportes prepara plano nacional de integração logística
No setor rodoviário, George Santoro informou ter visitado as obras de duplicação da BR-116, que utilizam tecnologia avançada.
Ao passo que, o ministro enfatizou que o Ministério dos Transportes lançará no próximo mês um planejamento logístico brasileiro de integração de transporte.
Segundo ele, o objetivo será conectar malhas federais e estaduais. “Isso conectando as malhas federais e estaduais, sendo muito relevante, porque a gente economiza esforços. E o estado do Ceará ingressou com os projetos dele”, explicou.
Congresso do Consad ocorre no Ceará pela primeira vez fora de Brasília
Após 15 anos de realização, o Congresso do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) acontece pela primeira vez no Ceará.
Além disso, também é a primeira edição realizada fora de Brasília. Segundo o secretário do Planejamento e Gestão do Ceará, Alexandre Cialdini, a escolha está relacionada a políticas públicas implementadas no estado.
Os fatores citados por Cialdini estão governança interfederativa, expansão digital e planejamento econômico territorial. “Um estado com 2,2% do PIB nacional consegue trazer políticas públicas de interesse comum, políticas públicas que envolvem ações que são referência no Brasil, então para nós é uma satisfação muito grande”, frisou.
Saiba Mais:
BID investe fundos em áreas digitais para agricultura e alimentos na América Latina
Na fase de testes, trem da Transnordestina já transportou grãos, sorgo e calcário