Empresa cearense discute transição industrial com investidores globais nos EUA

grupo argo finanças verdes e
Grupo Argo participa de encontros do Green Finance Institute nos EUA para discutir financiamento da descarbonização industrial. (Foto: Divulgação)

O Grupo Argo participou, neste mês, de encontros do Green Finance Institute em Nova York e Washington DC, nos Estados Unidos, como parte do programa Brazil Hubs, que reuniu empresas brasileiras e provedores de capital para discutir o financiamento da transição industrial no Brasil. A iniciativa foi conduzida em parceria entre os governos do Reino Unido e Brasil, com apoio do Department for Energy Security and Net Zero, enquanto o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) atuou como órgão associado no país.


Quer receber os conteúdos da TRENDS no seu smartphone?
Acesse o nosso canal no Whatsapp e fique bem informado


A empresa cearense de tecnologia integrou as discussões sobre acesso a capital para projetos de descarbonização industrial, com foco na criação de conexões diretas entre patrocinadores e financiadores. Durante os encontros, representantes compartilharam dados sobre maturidade de projetos, nível de prontidão tecnológica e necessidades de financiamento, o que permitiu aos investidores avaliar risco de execução, capacidade de entrega e possíveis estruturas de transação.

Além disso, o programa buscou alinhar políticas públicas e desenvolvimento de mercado doméstico com o objetivo de testar projetos nos mercados globais de capitais, onde critérios como risco, escala e estrutura definem a viabilidade de implantação. A partir desse processo, surgem caminhos mais claros de financiamento, com orientações sobre alocação de riscos, evolução dos projetos e etapas até o fechamento financeiro.

Conexão entre capital e projetos

O encontro também ampliou a conexão entre diferentes fontes de capital, incluindo bancos multilaterais de desenvolvimento, bancos comerciais, fundos de venture capital e iniciativas de filantropia, alinhando essas fontes à prontidão dos projetos e ao potencial de expansão internacional.

Para os representantes do Grupo Argo, a missão nos Estados Unidos foi além de um roadshow, ao proporcionar interação com agentes e discussões que influenciam o desenvolvimento de soluções para descarbonização industrial.

Saiba mais:

Município cearense atua na preservação da pesca artesanal de mariscos

Indústria do plástico no Ceará avança em projeto de rastreabilidade e economia circular