Logotipo Oficial Trends

CONECTANDO NEGÓCIOS A INVESTIMENTOS

Search
Close this search box.
macron

Macron criticou o atual estado do acordo, afirmando que não reflete os interesses de ambos os lados e carece de considerações importantes. (Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil)

Macron quer novo acordo entre Mercosul e União Europeia

Por: Redação | Em:
Tags:, , ,

Emmanuel Macron, presidente da França, após um encontro com líderes empresariais e membros do governo brasileiro na última quarta-feira (27) em São Paulo, expressou sua oposição ao acordo atualmente em discussão entre os países do Mercosul e a União Europeia.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


Ele afirmou que o acordo em pauta está em negociação há mais de duas décadas e não foi revisado para abordar questões contemporâneas, como as relativas ao clima. Macron sugeriu que o acordo precisa ser “renegociado do zero”.

Durante sua participação no Fórum Econômico Brasil-França, realizado na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Macron criticou o atual estado do acordo, afirmando que não reflete os interesses de ambos os lados e carece de considerações importantes, como a sustentabilidade ambiental.

Essa posição contrasta com a postura do governo brasileiro. Antes dos comentários do presidente francês, o vice-presidente brasileiro, Geraldo Alckmin, havia defendido o acordo entre o Mercosul e a União Europeia, destacando seus benefícios mútuos. Enquanto isso, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também expressou apoio ao acordo, comparando-o à aprovação da reforma tributária no Brasil e enfatizando a importância de não abandonar o processo de negociação.

Macron aproveitou a oportunidade para transmitir uma mensagem positiva aos empresários brasileiros, enfatizando a crença das empresas francesas no potencial do Brasil e encorajando uma maior confiança das empresas brasileiras na França.

Além disso, o presidente francês destacou a colaboração entre Brasil e França na luta contra as emissões de carbono, enfatizando a necessidade de medidas mais assertivas e acordos bilaterais aprimorados para enfrentar esse desafio global.

*Com informações do portal Agência Brasil.

Saiba mais:

Acordo entre UE e Mercosul não deve acontecer após negativa da França; Lula aponta protecionismo

Arábia Saudita anuncia US$ 40 bi para IA e tem startups brasileiras no radar

A tradução dos conteúdos é realizada automaticamente pelo Gtranslate.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Top 5: Mais lidas