Logotipo Oficial Trends

CONECTANDO NEGÓCIOS A INVESTIMENTOS

Search
Close this search box.

A pesquisa monitorou 63 celulares produzidos por seis grandes fabricantes do mercado com diferentes modalidades de operação 5G. (Foto: Envato Elements)

Pesquisa mostra diferença de preços entre smartphones 5G

Por: Luís Ronaldo Soares | Em:
Tags:

Pesquisa recente sobre tecnologia realizada pela Precifica mostrou que smartphones com tecnologia NSA (non standalone), tida muitas vezes como “impura”, tem preços em média 32,4% menores do que aqueles com tecnologia dupla, a SA/NSA (standalone/non standalone), conhecida como tecnologia “pura e impura”. A empresa realizou o monitoramento de 63 celulares produzidos por seis grandes fabricantes do mercado com as diferentes modalidades de operação da quinta geração da tecnologia.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente.


O principal foco do levantamento foi identificar variações de preço entre os dois grupos listados na pesquisa. Ricardo Ramos, CEO e fundador da Precifica, esclarece que o 5G não é algo único e que existem diferenças entre aparelhos celulares.

“Como evidenciado na pesquisa, não existe apenas um ‘tipo’ de 5G. A diferença é que o padrão SA é conhecido como o ‘5G puro’ por apresentar infraestrutura própria e sem dependência de antenas utilizadas pela rede anterior. O 5G NSA, por sua vez, utiliza parte da infraestrutura do 4G, por isso é classificado como ‘impuro'”.

Ricardo Ramos, CEO da Precifica

A diferença de preços entre as tecnologias SA/NSA e apenas NSA permaneceu estável ao longo do monitoramento, oscilando entre 26% e 37%.

Foi registrado que na semana do Natal, celulares de modo de operação SA/NSA tiveram declínio em seus preços médios de 1,64%, alcançando o valor de R$ 3.707,54. Na mesma semana, os celulares com modo de operação NSA tiveram aumento de 3,67%, chegando a R$ 2.601,07.

De acordo com a Precifica, em outubro, 41% (26 modelos) dos 63 produtos que estavam em monitoramento tiveram um crescimento de preço e 54% (34 modelos) diminuíram. 5% dos produtos não registraram alteração. Em novembro, cerca de 22% dos smartphones tiveram aumento de preço enquanto 76% diminuíram. Já em dezembro, 54% aumentaram de preço e 38% diminuíram, com 8% dos smartphones sem apresentar alteração em seus valores.


Saiba mais:

Tendências para a próxima onda do 5G no Brasil

Computação em nuvem, 5G e metaverso estão entre as principais tendências tecnológicas para 2023

A tradução dos conteúdos é realizada automaticamente pelo Gtranslate.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Top 5: Mais lidas