Logotipo Oficial Trends

CONECTANDO NEGÓCIOS A INVESTIMENTOS

Search
Close this search box.

Transforme sua ideia inovadora em negócio com o IST, que tem desenvolvido projetos de inovação robustos e relevantes para o mercado local. (Fotos: Rayane Mainara / José Sobrinho)

Instituto SENAI de Tecnologia oferece soluções de inovação e tecnologia sob medida para empresas

Por: Conteúdo de Marca | Em:
Tags:
Inovar é introduzir novidades ou mudanças em algo, transformando uma ideia em solução com criatividade. (Foto: Rayane Mainara)

A inovação está por todos os lados e pode começar em qualquer lugar, em uma sala de aula, em uma indústria ou em uma atividade de lazer. Todos os dias, as pessoas se deparam com inovações sem perceber. Desde o alarme do celular para acordar, o banho quente, o café da cafeteira, até o computador de trabalho. A rotina é tão natural que nem se pensa na origem das invenções que são utilizadas diariamente. Muitas surgiram demandadas por necessidades.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente.


Quando se fala em inovação, o primeiro pensamento comum é a tecnologia de ponta, em laboratórios de última geração, e produtos revolucionários. Mas a inovação vai além. Ela pode estar na reorganização de processos e máquinas em uma fábrica para otimizar a produção, na implantação de um novo modelo de negócio ou no desenvolvimento de uma metodologia mais eficiente do que a já usada.

O conceito de inovação é amplo e pode ser visto sob diferentes aspectos. Inovar é introduzir novidades ou mudanças em algo, transformando uma ideia em solução com criatividade. Nesse contexto, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) tem desenvolvido projetos de inovação robustos e relevantes para o mercado local por meio do Instituto SENAI de Tecnologia (IST), localizado em Maracanaú, município da Região Metropolitana de Fortaleza.

Exemplos disso são os projetos desenvolvidos com empresas e instituições como a Impacto Protensão e Conceptus Engenharia e Arquitetura; 3E Eficiência Energética e b; Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Ceará (Sinconpe/CE); Esmaltec, M. Dias Branco, Universidade Federal do Ceará (UFC), Inace, Agromix, Funcap, Hapvida, Unifor, Mallory, Governo do Estado do Ceará, Serviço Social da Indústria (SESI), Ford, Enel, Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), Escola de Saúde Pública do Ceará, Aeris e MRV Engenharia.

Instituto SENAI de Tecnologia oferece serviços para indústrias cearenses em digitalização dos processos produtivos, com o objetivo de implantar e orientá-las na jornada da Indústria 4.0. (Foto: Rayane Mainara)

Inaugurado em 2014, o IST presta serviço às indústrias, oferecendo soluções para o desenvolvimento e a melhoria de produtos e processos de fabricação e produção, incentivando a produtividade e a competitividade da indústria cearense. Alguns dos principais objetivos do IST são a realização de pesquisas aplicadas, criação de novas tecnologias, novos produtos e a promoção de soluções inovadoras para as indústrias cearenses.

O Instituto atende aos setores de alimentos e bebidas, construção civil, couro e calçados, eletroeletrônica, metalmecânica, polímeros e química, têxtil e vestuário, automação, gestão e logística, energia, saúde, meio ambiente e segurança do trabalho. As principais áreas de atuação são quatro: serviços operacionais, consultorias, metrologia e pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I).

A estrutura física inclui laboratórios diversos, como os de calibração, ensaios mecânicos em materiais metálicos, ensaios não destrutivos, físico-química de alimentos, microbiologia de alimentos, panificação e frutas, tintas imobiliárias, polímeros, química analítica, microbiologia e efluentes, construção civil, fabricação, prototipagem de produto e manufatura avançada.

“O IST e a área de tecnologia do SENAI Ceará estão prontos para apoiar as indústrias locais, levar inovação e cada vez mais modernidade ao setor produtivo cearense. É uma orientação do presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, e toda a diretoria. Estamos desenvolvendo projetos realmente inovadores e relevantes para a sociedade”, afirma o diretor regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda.

A área de tecnologia do SENAI conta com importantes parcerias com instituições internacionais, como a Fraunhofer, a maior organização de pesquisa aplicada na Europa, e a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), a Agência Alemã de Cooperação Internacional, entre outras.

Indústria 4.0

As principais áreas de atuação do IST são quatro: serviços operacionais, consultorias, metrologia e pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I). (Foto: José Sobrinho)

O avanço da tecnologia 4.0 nos processos industriais torna-se cada vez mais necessário para enfrentar os desafios postos no dia a dia de uma produção. Aplicar tecnologias habilitadoras, como, por exemplo, a Internet das Coisas (IoT) traz a segurança de atuar não só de forma corretiva, mas, principalmente de forma preditiva, utilizando a análise dos dados coletados pela tecnologia e inteligência artificial.

“O SENAI Ceará, por meio do Instituto SENAI de Tecnologia (IST), ajuda as indústrias cearenses na digitalização dos processos produtivos, com o objetivo de implantar e orientá-las na jornada da Indústria 4.0”, explica o Gerente do IST, Carlos Mesquita. Nesse contexto, o IST executou uma Consultoria em Conectividade IoT na empresa de águas minerais Límpida com o objetivo de melhorar o acompanhamento da eficiência dos processos e tomar decisões assertivas.

O consultor do IST, Paulo André Miranda, implantou o sistema Minha Indústria Avançada (MInA), aplicando conceitos Lean Manufacturing e capacitou os colaboradores da empresa nas ferramentas do sistema. “Essa implantação garantiu um ganho de 35,8% na produtividade da linha de produção atendida. Com essa implantação IoT, a Límpida acompanha a produtividade da sua linha, em tempo real”, completa Carlos Mesquita.

“A FIEC e o SENAI têm o grande desafio de fomentar o desenvolvimento da indústria cearense. O IST é uma das ferramentas que promove o acesso à implantação de tecnologias 4.0, contribuindo de forma expressiva para o aumento da competitividade, produtividade e redução de desperdícios nas industrias”. Carlos Mesquita.

A farmacêutica responsável pela gestão da qualidade da Límpida, Priscila Fragoso, afirma que a indústria já colhe os frutos dos projetos em parceria com o SENAI. “A melhoria da produtividade e de processos de fabricação nos deram visibilidade e nos ajudaram a fechar parcerias comerciais com empresas de renome nacional“, cita como um dos exemplos dos resultados já obtidos.

Ela conta que a empresa já tinha conhecimento dos serviços do SENAI Ceará voltados à melhoria de processos e qualificação técnica para a indústria e “sabia da seriedade e da competência do SENAI na condução desses projetos. Não pensamos nem duas vezes na hora de fechar parceria com o SENAI e tínhamos certeza que seria um sucesso e duradoura. Hoje conseguimos enxergar melhor nossos pontos fracos e fortes e nossas oportunidades de melhoria. O SENAI conseguiu abrir nossa visão de gestão industrial trazendo um olhar abrangente, além de uma excelente qualificação técnica”, afirma Priscila Fragoso.

Serviços a disposição da indústria:

SERVIÇOS OPERACIONAIS

Usinagem de peças técnicas

Usinagem por eletroerosão

Fabricação de dispositivos e gabaritos

Fabricação de moldes de injeção

Fabricação de máquinas

CONSULTORIA

Meio ambiente

Segurança do trabalho

Segurança de alimentos

Qualidade

Processo produtivo

Energia

Indústria 4.0

PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO (PD&I)

Propriedade intelectual

Elaboração, automação e execução de projetos

Prototipagem

Desenvolvimento de novos materiais e produtos

METROLOGIA

Ensaios físicos

Ensaios físico-químicos

Ensaios mecânicos

Calibração dimensional

Calibração de medidas elétricas

Calibração de pressão

Calibração de temperatura

Procure o Instituto SENAI de Tecnologia e desenvolva inovação na sua empresa.

www.senai-ce.org.br

Clique aqui e conheça os serviços e solicite proposta

Av. do Contorno, 1395 – Distrito Industrial I – Maracanaú – CE

Telefone: (85) 4009-6300

A tradução dos conteúdos é realizada automaticamente pelo Gtranslate.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Top 5: Mais lidas