Logotipo Oficial Trends

CONECTANDO NEGÓCIOS A INVESTIMENTOS

Search
Close this search box.

Parceria entre Sebrae e Prefeitura beneficiará empreendedores e estudantes da rede pública da capital cearense até o fim de 2021 através do Programa Empreendedor do Futuro. (Foto: Divulgação / Prefeitura de Fortaleza)

Programa capacitará mais de 100 mil pessoas em Fortaleza

Por: editorial | Em:
Tags:,

O Sebrae/CE e a Prefeitura de Fortaleza lançaram, na manhã desta segunda-feira (28), o Programa Fortaleza Capacita, que irá qualificar gratuitamente 30 mil empreendedores da cidade. Também foi formalizada a parceria para levar o Programa Empreendedor do Futuro para 90 mil alunos da rede pública municipal. O anúncio das ações conjuntas foi realizado em um evento no auditório do Sebrae, transmitido pelo canal da instituição no YouTube e pelas redes sociais do Prefeito José Sarto.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente.


Além do Prefeito, a solenidade ainda contou com a participação do diretor de administração e finanças do Sebrae Nacional, Eduardo Diogo, e do presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae/CE, Ricardo Cavalcante. Além deles, o evento contou com a presença da diretoria executiva do Sebrae/CE: Joaquim Cartaxo (superintendente), Alci Porto (diretor técnico) e Airton Gonçalves (diretor de administração e finanças), dos secretários municipais do Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Nogueira, e da Educação, Dalila Saldanha, e integrantes do CDE.

Abrindo a solenidade, o presidente do CDE e presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, destacou a importância da parceria para a cidade. “Estamos passando por este momento difícil causado pela pandemia, mas estamos passando com muito trabalho e muito empenho. Neste momento, temos que pensar em gerar mais oportunidade de emprego para as pessoas. As instituições do Sistema S estão à disposição para contribuir com este trabalho de qualificação profissional”.

Já o superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, lembrou que a instituição vem atuando em parceria com a Prefeitura de Fortaleza em outras iniciativas, como na implantação da Escola de Turismo do Município. Ele ainda colocou o Sebrae/CE à disposição para contribuir com a Prefeitura em outras áreas, como na implantação do Distrito Criativo da Praia de Iracema e na requalificação da av. Monsenhor Tabosa.

Para o diretor de administração e finanças do Sebrae Nacional, Eduardo Diogo, o anúncio desta manhã marca não apenas uma parceria, mas o início de uma aliança estratégica com a Prefeitura de Fortaleza, que terá grande impacto no desenvolvimento da cidade. “Nós estamos falando, por exemplo, de universalizar o ensino do empreendedorismo entre os alunos das escolas profissionalizantes do município. Todas as ações apontadas estão conectadas com os quatro eixos de atuação do Sebrae Nacional de orientação ao crédito, inovação, criação de um ambiente de negócios mais propício ao empreendedor e qualificação”.

Encerrando a solenidade, o Prefeito José Sarto destacou que a parceria entre Sebrae e Prefeitura terá um impacto direto na melhoria de vida dos empreendedores de Fortaleza. “Essa parceria vai impactar muito a vida do pequeno empreendedor, aquele que vende no seu bairro. Vamos ter treinamento, ensinar a fazer orçamento, coisas que parecem simples, mas que vão melhorar a vida do empreendedor. Isso vai fortalecer a política de desenvolvimento econômico”.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Fortaleza

O Prefeito ainda se mostrou otimista com o cenário de retomada econômica da capital cearense. “Esse momento é riquíssimo para a retomada do desenvolvimento econômico de Fortaleza. Estou otimista com essa equipe e com esse amor por Fortaleza que todos temos. Vamos continuar trabalhando para fazer a cidade brilhar e permanecer como primeiro PIB das capitais nordestinas”, declarou José Sarto.

Fortaleza Capacita

A apresentação do detalhamento da parceria entre Sebrae e Prefeitura ficou sob a responsabilidade do diretor técnico do Sebrae/CE, Alci Porto. Com o Programa Fortaleza Capacita, Sebrae e Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, irão beneficiar 25 mil empreendedores do município com capacitações em áreas gerenciais e mais de 5 mil com consultorias especializadas. O convênio de cooperação entre a Prefeitura e o Sebrae terá duração inicial de 12 meses.

Por conta das restrições sanitárias impostas pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), as aulas e consultorias serão realizadas inicialmente pela internet em formato síncrono. As inscrições para o Programa Fortaleza Capacita poderão ser feitas através do Canal do Desenvolvimento Econômico.

Educação empreendedora

Já a parceria do Sebrae com a Secretaria Municipal da Educação tem como foco a implantação do Programa Empreendedor do Futuro. Com a iniciativa, que terá início a partir de agosto, serão contemplados mais de 90 mil alunos do Ensino Fundamental da Rede Municipal com a metodologia do Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP).

O objetivo é proporcionar uma cultura favorável ao desenvolvimento de atitudes, capacidades e valores que estimulem o empreendedorismo, promovendo o desenvolvimento pessoal, a cidadania ativa, a inclusão social e a empregabilidade.

Os alunos atendidos no contraturno escolar terão acesso a conteúdos voltados para o empreendedorismo, dentro das temáticas trabalhadas pela disciplina “Formação para a Vida”. A parceria possibilitará, ainda, formação de coordenadores e monitores voluntários; acompanhamento para o desenvolvimento de Projeto; iniciativas para o desenvolvimento de uma jornada empreendedora que favoreça momentos de inspiração, ideação e prototipação, ocasião em que os estudantes/empreendedores desenvolverão competências empreendedoras.

De acordo com Alci Porto, além dos alunos, o programa também irá capacitar 1.027 educadores e 278 coordenadores pedagógicos de Fortaleza. Segundo ele, com a inclusão dos alunos da capital cearense, o Programa de Educação Empreendedora do Sebrae irá beneficiar mais de 100 mil alunos no Ceará este ano. “De 2014 a 2020, o Programa de Educação Empreendedora atendeu 185 mil alunos no Estado e somente este ano serão mais 100 mil em parceria com 25 municípios”.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Fortaleza

::: Serviço

Mais informações sobre o Programa Fortaleza Capacita: Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico pelo telefone 0800 081 4141 ou pelo e-mail fortalezacapacita@sde.fortaleza.ce.gov.br.

Inscrições: Canal do Desenvolvimento Econômico (https://desenvolvimentoeconomico.fortaleza.ce.gov.br/

A tradução dos conteúdos é realizada automaticamente pelo Gtranslate.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Top 5: Mais lidas