A informação é elemento chave para as empresas garantirem os melhores resultados e se manterem competitivas. O IEL Ceará oferece um amplo portfólio de pesquisas que podem ajudar as empresas a superarem desafios e avançarem. (Foto: Freepik)

Pesquisas impulsionam inovação nas empresas

Por: Conteúdo de Marca | Em:
Tags:

O dia a dia de qualquer empresa é pautado por inúmeras decisões que, em conjunto, vão definir o sucesso ou fracasso do empreendimento. Nesse sentido, a informação é elemento chave para as empresas garantirem os melhores resultados e se manterem competitivas. Uma das fontes de informação mais assertivas são as pesquisas. Por meio delas, é possível obter dados e gerar insights que darão suporte à tomada de decisões. Além disso, elas são fundamentais para que a empresa entenda onde é preciso inovar para prosperar.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente.


O Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) é referência na realização de diversos tipos de pesquisas e vem contribuindo há décadas com as empresas cearenses na geração de conhecimento para a superação de diferentes desafios e o desenvolvimento dos negócios locais. A gerente da área de Inovação e Pesquisas do IEL Ceará, Margaret Lins, explica que as pesquisas de mercado são de grande relevância tanto no processo inicial de abertura de uma empresa como também para negócios já estabelecidos no mercado.

Apesar da importância e da grande contribuição que as pesquisas podem dar às empresas, ainda são poucos os empresários que a utilizam como ferramenta permanente de mensuração. Na maioria dos casos, o mercado tem uma visão de que as pesquisas são restritas às grandes empresas, mas isso é um mito que precisa ser desconstruído.

“Pequenos e médios empreendedores têm percebido a importância da ferramenta, mas acreditam que o custo de um projeto de pesquisa é bastante oneroso para seu negócio e isso não é verdade. Tudo depende do nível de informação que se quer obter. É possível fazer uma pesquisa de mercado que se adeque às necessidades de quem quer abrir ou manter um empreendimento”.

Margaret Lins, gerente de Inovação e Pesquisas do IEL Ceará

Segundo ela, as pesquisas podem dar novos direcionamentos para o planejamento e também para as ações da empresa porque funcionam como um termômetro que indica como está o mercado. “Pode-se definir como um produto ou serviço está sendo avaliado, o que poderia acontecer se outras medidas tivessem sido adotadas e como é possível resolver um problema amparado por dados empíricos”, enumera a especialista, ressaltando, ainda, que não existe uma hora específica para se utilizar pesquisas, pois elas são úteis a todos os momentos e ajudam as empresas, em qualquer momento, a estarem melhor posicionadas em seu segmento.

Entendendo toda a importância das pesquisas para o desenvolvimento das empresas, o IEL Ceará oferece um pacote de pesquisas, que podem ser customizadas e direcionadas ao tamanho do negócio, permitindo ao empresário um atendimento diferenciado, seja ele um pequeno negócio local, uma empresa familiar, startup ou uma grande empresa, independentemente do setor em que ela está inserida. 

De acordo com a superintendente Dana Nunes, o IEL Ceará tem mais de 20 anos de mercado na área de pesquisa e possui a experiência necessária para realizar análises de excelência para as empresas.

“Um dos nossos diferenciais é a nossa equipe multidisciplinar, formada por estatísticos, psicólogos, economistas e administradores, além da capilaridade do Sistema FIEC e da estrutura física e tecnológica disponibilizada para o desenvolvimento das pesquisas”.

Dana Nunes, superintendente do IEL Ceará

Desenvolvimento de indústrias

A empresa Asa Sul, que fabrica e comercializa camisetas, uniformes e produtos personalizados, sabe bem do valor das pesquisas. O empresário Alan Bessa conta que a empresa está no mercado desde 1992 e um dos fatores que contribuem para a longevidade do negócio é o foco na qualidade do atendimento ao cliente. Por isso, para estar sempre em sintonia com as demandas de seu público, a empresa recorre às pesquisas e utiliza os dados para promover melhorias no negócio.

“Quando a Asa Sul contratou o IEL Ceará para fazer a pesquisa com nossos clientes, a intenção foi de conhecer mais a fundo não só o grau de satisfação conosco como também o que mais podemos oferecer de novo em termos qualitativos e de novos produtos”, conta o empresário. Na opinião dele, desde a preparação da pesquisa, passando pela sua execução, até a entrega dos resultados, o IEL Ceará superou as expectativas.

Foto: Rayane Oliveira/ IEL Ceará

“A riqueza de informações coletadas com quase 300 clientes criou um norte para ações muito mais claras e assertivas com uma base de dados extremamente confiável e objetiva. Não tenho dúvidas que o investimento em conhecer cada vez mais nossos clientes vai nos beneficiar e proporcionar uma experiência com a Asa Sul muito melhor. Além de muito grato pelo empenho na qualidade da prestação de serviço, com certeza o IEL e o Sistema FIEC serão grandes parceiros para o nosso crescimento como organização”.

Alan Bessa, sócio da Asa Sul

Outra empresa adepta às pesquisas é a Marquise Incorporações. A diretora da empresa, Andréa Coelho, explica que além de conhecer as experiências dos clientes com os produtos e serviços oferecidos, é de suma importância, para o negócio, identificar os pontos que promovam uma melhoria contínua.

“É uma oportunidade de ouvirmos os clientes, conhecermos suas necessidades, retroalimentarmos os setores da empresa por meio das respostas coletadas, a fim de que possamos alinhar processos, comunicação e expectativas do negócio, visando o aprimoramento dos produtos e serviços. A pesquisa é uma ferramenta fundamental para o sucesso da empresa”, avalia.

Foto: Rayane Oliveira/ IEL Ceará

Andréa conta que a Marquise Incorporações é cliente do IEL há alguns anos e o Instituto é escolhido por promover a inovação nas organizações, buscando a melhoria da performance gerencial dos negócios. De acordo com ela, as pesquisas são chamadas de “pós-ocupação” e são realizadas após dois anos de entrega de um empreendimento. O objetivo é obter uma visão geral do cliente sobre a escolha de um Marquise, desde sua experiência com a compra, vistoria, recebimento de chaves, assistência técnica e sua própria vivência no imóvel, podendo ser analisados também o produto em si, a planta, qualidade dos materiais e acabamentos, áreas comuns, localização, serviços prestados pelos setores envolvidos, dentre outros.

“Por meio da pesquisa, conseguimos identificar os pontos fracos e fortes do negócio, podemos entender melhor a forma com que os clientes nos enxergam, mensurar o nível de satisfação com o produto e serviços prestados e, por fim, explorar os nossos diferenciais e sempre melhorar, por meio dos feedbacks registrados na pesquisa”.

Andréa Coelho, diretora da Marquise Incorporações

A tradução dos conteúdos é realizada automaticamente pelo Gtranslate.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Top 5: Mais lidas

Cadastre-se em nossa newsletter