Logotipo Oficial Trends

CONECTANDO NEGÓCIOS A INVESTIMENTOS

Search
Close this search box.

A tecnologia vem sendo uma grande aliada no desenvolvimento da saúde no Brasil e no mundo, trazendo uma série de benefícios para os profissionais e pacientes. Um dos exemplos é a inteligência artificial (IA) que está cada vez mais presente no nosso dia a dia, através de máquinas que possuem inteligência similar à humana. Através […]

Tecnologia impulsiona qualidade nos serviços de saúde e sustentabilidade

Por: Conteúdo de marca | Em:
Tags:, , ,

A tecnologia vem sendo uma grande aliada no desenvolvimento da saúde no Brasil e no mundo, trazendo uma série de benefícios para os profissionais e pacientes. Um dos exemplos é a inteligência artificial (IA) que está cada vez mais presente no nosso dia a dia, através de máquinas que possuem inteligência similar à humana. Através dela, é possível que as máquinas compreendam e solucionem informações. Nos centros de análises laboratoriais, é comum utilizá-la para os diagnósticos de exames.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente.


O Sistema Hapvida, sempre atento aos novos progressos, está introduzindo ainda mais avanços tecnológicos para viabilizar, com mais qualidade e segurança, os exames laboratoriais e a gestão dos processos e das informações na rede. Entre as novidades, está o rastreamento da produtividade. O Núcleo Técnico Operacional (NTO), do Hapvida e da Roche Diagnóstica Brasil, apresenta um diferencial que ainda é incomum nos centros de medicina diagnóstica: o controle da produtividade das máquinas e a rastreabilidade dos processos em tempo real.

Com investimento de R$ 46 milhões, o NTO se caracteriza como uma central inteligente de controle e gestão de produção e qualidade integrada. Tem capacidade para processar, com eficiência, 95% dos exames realizados mensalmente – cerca de 2,6 milhões de análises por mês. É o primeiro projeto desta proporção da Roche fora da Europa, localizado na capital pernambucana.

Ao total, 15 estados estão sendo atendidos pelo novo polo, com centralização da coleta de 200 unidades, mais de 140 equipamentos automatizados para realização de exames nas áreas de imunologia, bioquímica, hematologia, coagulação e urinálise, além de soluções digitais que integram 20 laboratórios, monitoram toda a operação, produtividade e qualidade.

Do ponto de vista operacional, a flexibilidade para verticalizar tanto a demanda atual trazida por carteiras recentemente adquiridas quanto a proveniente de futuras aquisições representam ganhos também em sustentabilidade, com tecnologia que reduz a geração de resíduos e consome menos energia e água. As novas instalações, altamente automatizadas, reduzirão custos e integrarão os resultados dos testes com o sistema de registros médicos eletrônicos proprietário do Hapvida, significando menor custo fixo por exame, com tecnologia de ponta, agilidade e segurança.

A escala, a abrangência nacional e a eficiência das operações permitem que a rede processe um amplo e sofisticado portfólio de exames em todo o Brasil aproveitando o modelo de negócio verticalizado. São mais de 1.200 tipos de exames especializados disponíveis. Com a ajuda do Viewics, plataforma de análise de dados da Roche, é possível integrar o sistema proprietário da Hapvida e incluir os resultados dos exames no prontuário eletrônico do beneficiário de maneira segura e de acordo com as novas leis de privacidade de dados.

O polo é o primeiro a levar inovação e automação laboratorial integrada desse porte ao Nordeste do país. Todo o sistema é conectado através da tecnologia e os processamentos de exames são realizados pelas máquinas. Por exemplo, um tubo de exame chega no NTO e é colocado na esteira automática. A máquina já tem as informações de quais exames aquele tubo precisa fazer e a IA começa a agir, distribuindo o material de acordo com cada exame necessário para ser destinado à máquina específica de forma automatizada.

Em seguida é realizada a primeira análise dos resultados, comparando de forma automatizada com os valores de normalidade da população, o histórico do paciente, cruzamento com resultados de outros exames do paciente, entre outros. Se o exame passar pelos critérios de controle de qualidade previamente definidos pelo Hapvida, já será repassado para o médico através da plataforma digital da rede.

Outra inovação importante do laboratório é a sala de gerenciamento integrada. Única no país, é responsável pela gestão do NTO, fazendo o gerenciamento por meio do sistema de controle em tempo real dos instrumentos, produções, operações e processos através de um painel visual de controle. Com a observação das informações na sala de gerenciamento, é possível visualizar se tudo está funcionando perfeitamente como esperado, comparando os dados com os meses anteriores e analisando a capacidade de produção.

O Sistema Hapvida hoje se posiciona como um dos maiores sistemas de saúde suplementar do Brasil presente em todas as regiões do país, gerando emprego e renda para a sociedade.

A tradução dos conteúdos é realizada automaticamente pelo Gtranslate.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Top 5: Mais lidas