O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Petrobras anunciaram uma parceria voltada ao desenvolvimento de iniciativas de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) relacionadas a minerais críticos e estratégicos.
A iniciativa busca fortalecer cadeias produtivas ligadas à transição energética e ao setor de óleo e gás. Nesse sentido, as instituições pretendem ampliar a capacidade tecnológica em áreas consideradas estratégicas para a economia.
Minerais críticos entram na agenda
A parceria permitirá a troca de informações e a realização de análises sobre gargalos produtivos e tecnológicos.
Além disso, as duas instituições poderão compartilhar estudos, dados e avaliações sobre projetos já em andamento. Da mesma forma, o acordo abre espaço para novas iniciativas voltadas ao fortalecimento dessas cadeias produtivas.
Interesse da Petrobras
Durante a cerimônia que marcou os 74 anos do BNDES, Magda Chambriard, presidente da Petrobras, comentou o interesse da companhia no segmento.
Contudo, a executiva ressaltou que a empresa ainda não possui um objeto específico para atuação direta nesse mercado.
Transição energética
Os minerais críticos desempenham papel relevante em tecnologias ligadas à transição energética. Por exemplo, esses insumos são utilizados em baterias, sistemas de armazenamento de energia e equipamentos voltados à geração renovável.
Nesse contexto, a parceria entre BNDES e Petrobras busca identificar oportunidades de desenvolvimento tecnológico. Ao mesmo tempo, as instituições querem fortalecer a participação brasileira em cadeias consideradas estratégicas.
Por fim, o anúncio ocorreu durante cerimônia realizada no Rio de Janeiro, na segunda-feira (22), com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Saiba mais:
Minerais críticos ganham propostas para destravar investimentos
Projeto de minerais críticos segue para o Senado com fundo de R$ 5 bi