O turismo internacional no Brasil alcançou o melhor resultado da história para o mês de maio. O país recebeu 486.262 visitantes estrangeiros no período, número 5,4% superior ao registrado no mesmo mês de 2025, quando 461.341 turistas desembarcaram em destinos brasileiros.
Ao mesmo tempo, o modal aéreo impulsionou o desempenho do setor. Entre janeiro e maio de 2026, o Brasil contabilizou 3,17 milhões de turistas internacionais por via aérea, crescimento de 14,9% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Ritmo elevado
No acumulado dos cinco primeiros meses de 2026, os destinos brasileiros receberam 4,82 milhões de turistas internacionais. O resultado representa o segundo melhor desempenho da série histórica para o período e ficou apenas 1,4% abaixo do recorde registrado em 2025.
Segundo Bruno Reis, presidente da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), o desempenho reflete as estratégias de promoção internacional desenvolvidas pela agência.
“Estamos com um resultado, em número de chegadas de turistas internacionais, equivalente ao recorde histórico do ano passado, mas melhor em termos de tempo de permanência e ticket médio. Estamos com ampliação de 17% na chegada de turistas da Europa, 15% dos asiáticos e 16% entre os sulamericanos no modal aéreo”, ressalta.
Argentina na liderança
A Argentina permaneceu como principal mercado emissor de turistas para o Brasil entre janeiro e maio de 2026, com 1,9 milhão de visitantes.
Em seguida aparecem os Estados Unidos, com mais de 338 mil desembarques. Logo depois vêm Paraguai, com 284,4 mil visitantes, França, com 127,6 mil, e Alemanha, com 112,1 mil turistas.
Por outro lado, alguns mercados registraram recordes históricos de envio de visitantes ao Brasil. O Chile contabilizou 421,3 mil turistas e crescimento de 8,7%. Já o Canadá alcançou 59,1 mil chegadas e avanço de 13,6%.
Da mesma forma, a Austrália registrou 28,7 mil visitantes, alta de 7,7%. Enquanto isso, a China somou 55,2 mil desembarques e crescimento de 43,1%. A Colômbia, por sua vez, alcançou 90,2 mil turistas, avanço de 32,1%.
Estados em destaque
Entre os estados, São Paulo liderou o recebimento de visitantes estrangeiros nos cinco primeiros meses do ano, com 1,2 milhão de chegadas e crescimento de 4,9%.
Na sequência aparece o Rio de Janeiro, também com 1,2 milhão de turistas internacionais e expansão de 17,4%. Santa Catarina ocupa a terceira posição, com 518,6 mil visitantes e alta de 1,4%.
Além disso, a Bahia recebeu 102,4 mil turistas internacionais e registrou crescimento de 11,8%. Já Rio Grande do Norte e Pernambuco se destacaram pelas maiores altas percentuais do país.
O Rio Grande do Norte registrou crescimento de 151% e recebeu 34,8 mil turistas internacionais. Pernambuco, por sua vez, avançou 103,6% e contabilizou 72,8 mil visitantes estrangeiros.
Saiba mais:
Voo Fortaleza-Lisboa terá cinco frequências semanais em 2026