O SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) e a Childhood Brasil realizam, nesta terça-feira (10), em Fortaleza, o Encontro Regional do Projeto Proteção – Região Nordeste. O evento reflete a preocupação do meio empresarial e da sociedade com o assunto, pois visa debater o tema, focando nos desafios enfrentados nos nove estados da região, com o objetivo de orientar e prevenir o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes nas vias e rodovias do Brasil.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
Programação
A programação terá debates sobre os fatores econômicos, sociais e culturais da Região Nordeste e sua relação com a prevenção e o enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes. Também serão abordados a necessária preparação para atuação preventiva no contexto de grandes eventos pela proteção de públicos vulneráveis; a relação do turismo e violências transversais; a relevância dos canais de denúncia no tocante à violação de direitos humanos; além da importância da atuação integrada entre os atores estaduais e municipais da rede de proteção; e o papel do setor de transportes para a proteção das crianças e dos adolescentes.
Fortaleza como cidade-sede do evento
Eva Dengler, Superintendente de Programas e Relações Empresariais da Childhood Brasil, será uma das mediadoras do evento. Ela destaca que o encontro é um momento de articulação que deve fortalecer ainda mais a causa da proteção dos direitos das crianças e adolescentes, e explica o porquê de Fortaleza ter sido a capital nordestina escolhida para receber a iniciativa.
“A Childhood Brasil atua fortemente na prevenção da violência sexual contra crianças e adolescentes, desde 1999; em parceria com o SEST SENAT, atuamos desde 2017, tendo os trabalhadores do transporte como agentes de proteção. Realizamos o primeiro Encontro em Belém, no Pará, pois a cidade será sede da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 30, em novembro deste ano. Já Fortaleza foi escolhida para a realização do evento no Nordeste por ser uma das capitais com o maior fluxo de visitantes no Brasil, tanto de outros estados como de diversos países. A cidade também possui um histórico importante no enfrentamento às violências contra crianças e adolescentes, especialmente contra a exploração sexual”, destaca Eva.
Raissa Osório, analista da Gerência Executiva de Promoção Social do Departamento Executivo do SEST SENAT, fala sobre o histórico do Projeto Proteção e explica como vão funcionar os encontros regionais de 2025. “O SEST SENAT atua pelo enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes desde 2004. Com o Projeto Proteção, em parceria com a Childhood Brasil, a atuação passou a ser mais consistente tecnicamente, desde 2017. A partir do projeto, são realizadas ações de mobilização em prol da conscientização dos trabalhadores do transporte e de toda a sociedade pela proteção das crianças e dos adolescentes contra a exploração sexual e, até o momento, as discussões foram nacionais”, explica.
Serviço:
Encontro Regional do Projeto Proteção – Região Nordeste
Local: SEST SENAT em Fortaleza-CE (Rua Dona Leopoldina, nº 1050 – Centro)
Data: 10 de junho de 2025 (terça-feira)
Horário: das 8h às 13h
Saiba mais:
Descarbonização do setor de transportes pode atrair R$ 600 bi em investimentos
Transnordestina: Ceará recebe novo trecho da ferrovia com investimento de R$ 1 bi