O setor de lazer e wellness vem crescendo com vigor no Brasil por conta de mudanças de comportamento pós-pandemia, pelo envelhecimento da população e, também, pela preocupação crescente com a saúde preventiva. É neste contexto que acontece a Expolazer & Outdoor Living – 25ª Feira Internacional de Piscinas, Spas, Lazer e Wellness, principal feira latino-americana dedicada ao setor, promovida pela Francal a cada dois anos e que acontece de 11 e 14 de agosto, no Distrito Anhembi, em São Paulo.
Embora integrado por spas, wellness, áreas externas, paisagismo, resorts, hotelaria, lazer e outdoor living, o segmento de piscinas com seu complexo de fornecimento de equipamentos e serviços responde por mais de 90% do universo representado pela feira. Afinal, o Brasil é o segundo maior mercado de piscinas em âmbito global, atrás somente dos EUA. São mais de 3,5 milhões de piscinas instaladas em residências, movimentando R$ 12 bilhões de um total de R$ 19 bilhões decorrentes de todas as atividades representadas, conforme o gestor da Expolazer, Renato Cordeiro (foto).

Saúde e segurança
Trata-se de um ecossistema movido por uma forte rede de lojistas, que conectam a indústria ao cliente, e por mais de 125 mil profissionais atuantes diretamente, sendo que 41 mil são tratadores de piscinas. Para o diretor administrativo da Associação Nacional das Empresas e Profissionais de Piscinas (ANAPP), João Marques Júnior (foto), é preciso avançar cada vez mais nas questões de saúde e de segurança em se tratando de piscinas que se tornaram ativo estratégico para condomínios, hotéis, clubes e espaços de lazer.

A tendência, segundo ele, é de continuado crescimento diante do surgimento de novos parques aquáticos e spas que igualmente requerem atenção na construção, tratamento e manutenção, em atendimento à ABNT NBR 10339. A norma estabelece os requisitos técnicos para projeto, construção, instalação e segurança de piscinas, e a formação de profissionais qualificados e certificados para prevenir acidentes.
A Expolazer & Outdoor Living – 25ª Feira Internacional de Piscinas, Spas, Lazer e Wellness reunirá 190 expositores entre fabricantes, distribuidores, prestadores de serviços que apresentarão equipamentos, produtos químicos, sistemas automatizados, tecnologias de monitoramento e soluções para operação, manutenção e segurança de piscinas. A expectativa de público é de 10 mil visitantes nos quatro dias de debates e exposição.
Alguns temas em debate:
- A criança na cidade: espaços de lazer como projeto urbano
- O lazer da criança no século XXI: novos parâmetros para espaços de brincar
- Social Design: o mobiliário urbano a serviço da comunidade
- Piscinas inteligentes: como a tecnologia e a IA estão redefinindo o setor
- Novas formas de monetizar piscinas: tendências globais e oportunidades no Brasil
- Produtos que conectam histórias: o papel do marketing na construção de marcas fortes
Clique aqui e acesse a progração do evento.