Logotipo Oficial Trends

CONECTANDO NEGÓCIOS A INVESTIMENTOS

Search
Close this search box.
bioeconomia

A bioeconomia engloba uma vasta gama de áreas, desde conhecimentos tradicionais, como o manejo dos ecossistemas e espécies da biodiversidade. (Foto: Envato Elements)

Bioeconomia: indústria propõe medidas para impulsionar setor no G20

Por: Redação | Em:
Tags:, ,

A Associação Brasileira de Bioinovação (ABBI) propôs quatro medidas ao governo brasileiro para impulsionar a bioeconomia durante as negociações do G20. Estas incluem a redução das barreiras não tarifárias, a expansão do mercado, o estímulo aos investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D) e o aprimoramento da capacitação profissional.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


O Brasil assumiu a presidência do G20 este ano, liderando as discussões sobre diversas agendas, incluindo a Iniciativa de Bioeconomia (GIB). Coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores, a GIB destaca-se como uma novidade na cúpula.

A bioeconomia engloba uma vasta gama de áreas, desde conhecimentos tradicionais, como o manejo dos ecossistemas e espécies da biodiversidade, até tecnologias emergentes, como os nano-materiais de origem biológica, apresentando um potencial considerável para o Brasil explorar. No entanto, é fundamental que sejam eliminadas as barreiras que dificultam a comercialização de produtos de origem biológica.

A primeira reunião da GIB ocorreu em março. Marcia Barbosa, secretária de Política e Programas Estratégicos (Seppe) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), destacou que uma das principais tarefas do grupo é estabelecer definições claras sobre o que constitui a bioeconomia.

Durante um evento com jornalistas no mês passado, Barbosa afirmou que, caso o Brasil não consiga apresentar uma definição exata, ao menos será elaborada uma lista de características essenciais da bioeconomia. Segundo a secretária, espera-se que esse processo esteja concluído até o final deste ano, coincidindo com o término do mandato brasileiro na presidência do G20.

*Com informações do portal epbr.

Saiba mais:

Encontros do G20 no Ceará podem impactar turismo e negócios

Consórcio Nordeste e Embratur fecham parceria para ampliar turismo internacional na região

A tradução dos conteúdos é realizada automaticamente pelo Gtranslate.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Top 5: Mais lidas