Logotipo Oficial Trends

CONECTANDO NEGÓCIOS A INVESTIMENTOS

Search
Close this search box.
indústria

O plano de adaptação da indústria visa avançar nessas áreas, identificando particularidades de setores industriais e regiões do país. (Foto: Envato Elements)

Indústria anuncia Plano Clima para adaptação às mudanças climáticas

Por: Redação | Em:
Tags:, ,

O Ministério da Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), deu início, na última quarta-feira (3), aos trabalhos do grupo encarregado de desenvolver um plano para a adaptação da indústria diante das mudanças climáticas. Denominado Plano Clima Adaptação – Setor Indústria, o objetivo é identificar e mapear as cadeias produtivas mais suscetíveis, além de propor medidas e estratégias de financiamento.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


O grupo de trabalho (GT) é composto por representantes do setor industrial, como a CNI e o Cebds, contando também com a participação do BNDES. Uma das principais expectativas é a definição de metas de adaptação até 2030, juntamente com diretrizes para os anos de 2035 e 2050.

Este esforço se alinha a outros 14 planos temáticos em andamento na Esplanada dos Ministérios, que comporão o novo Plano Clima Adaptação, sob coordenação dos ministérios do Meio Ambiente e da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Rodrigo Rollemberg, secretário de Economia Verde do MDIC, ressaltou durante a instalação do grupo de trabalho a importância de preparar a indústria brasileira para os desafios impostos pelas mudanças climáticas, incluindo a crescente frequência e intensidade de eventos extremos.

A logística já sofre impactos significativos, como o assoreamento de portos, enchentes em estradas e secas de rios. Um exemplo recente foi a seca do Rio Madeira em 2023, na Região Norte, que evidenciou os efeitos adversos sobre o abastecimento de água, energia e insumos industriais, bem como a saúde dos trabalhadores.

De acordo com estimativas da ONU, países de renda média e baixa, incluindo o Brasil, precisarão de investimentos anuais entre US$ 215 bilhões e US$ 387 bilhões nesta década para se adaptarem às mudanças climáticas. O progresso na adaptação encontra-se estagnado em três áreas críticas: financiamento, planejamento e implementação, conforme apontado pelo levantamento.

Rollemberg, em entrevista à epbr, destacou que o plano de adaptação da indústria visa avançar nessas áreas, identificando particularidades de setores industriais e regiões do país. Ele ressaltou a importância de desenvolver novas tecnologias, insumos e matérias-primas, bem como explorar instrumentos existentes, como o Fundo Clima, Fundo Amazônia e BNDES.

*Com informações do portal epbr.

Saiba mais:

Mover: maior programa de descarbonização da história vai impulsionar inovação no setor automotivo

Petróleo registra maior nível de fechamento em cinco meses

A tradução dos conteúdos é realizada automaticamente pelo Gtranslate.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Top 5: Mais lidas