Logotipo Oficial Trends

CONECTANDO NEGÓCIOS A INVESTIMENTOS

Search
Close this search box.
empresários brasileiros

A maioria dos empresários exibe traços dominantes e influentes, caracterizados por carisma e habilidades comunicativas. (Foto: Envato Elements)

Estudo diz que empresários brasileiros são pouco organizados apesar de apresentarem mais otimismo

Por: Redação | Em:
Tags:, , ,

Febracis Escola de Negócios realizou um estudo nacional que revelou que os empreendedores e empresários brasileiros tendem a apresentar traços de extroversão, otimismo e entusiasmo, porém são menos propensos à prudência, paciência e organização. Segundo a Febracis, isso sugere uma inclinação dos empreendedores brasileiros para uma abordagem mais imediatista, impulsiva e ansiosa.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


A pesquisa contou com a participação de mais de 20 mil empresários de todas as regiões do país, cujos perfis foram coletados de maneira voluntária através da tecnologia CIS Assessment, um software de análise comportamental utilizado em sua base de dados. Os dados foram compilados entre dezembro de 2016 e abril de 2023.

O objetivo da Febracis foi compreender as dinâmicas de relacionamento dos empreendedores com seus colaboradores, parceiros e práticas de negócio, além de identificar pontos fortes e áreas que demandam desenvolvimento. 

Para isso, foi adotada a teoria Disc, desenvolvida por William Marston, que categoriza quatro tipos fundamentais de comportamento: dominância, estabilidade, conformidade e influência. A Febracis enfatizou que todos os indivíduos possuem os quatro traços, mas a intensidade de cada um varia, indicando tendências comportamentais.

Características destacadas entre empresários

De acordo com a pesquisa, a maioria dos empresários exibe traços dominantes e influentes, caracterizados por carisma e habilidades comunicativas. Esses perfis tendem a privilegiar metas e visão de futuro em detrimento de detalhes, prudência e planejamento. 

Além disso, o levantamento revelou que 63,8% dos empreendedores analisados demonstram maior foco na comunicação, enquanto 58,6% destacam-se na tomada de decisão. O que sugere uma inclinação dos entrevistados para o diálogo entusiástico, persuasivo e objetivo, porém com menor ênfase em planejamento, organização e paciência.

O estudo também investigou a forma como esses empreendedores lideram suas equipes, identificando quatro estilos predominantes: executivo, motivador, metódico e sistemático. Os resultados indicaram que a maioria dos empreendedores são líderes motivadores (35,9%) e executivos (32,69%), caracterizados por uma abordagem próxima, informal e focada em resultados.

*Com informações do portal Agência Brasil.

Saiba mais:

Especialista destaca principais tendências de negócios para 2024

Trilha da Inovação: iniciativa do Secitece visa estimular novos negócios no Ceará

A tradução dos conteúdos é realizada automaticamente pelo Gtranslate.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Top 5: Mais lidas