Logotipo Oficial Trends

CONECTANDO NEGÓCIOS A INVESTIMENTOS

Search
Close this search box.
neoindustrialização no nordeste

Sudene adiantou o debate sobre a neoindustrialização ao realizar um seminário para construir o Sistema Nacional de Territorialização. (Foto: Élvis Aleluia/Sudene)

Sudene e Embrapii: parceria visa estimular neoindustrialização do Nordeste

Por: Redação | Em:
Tags:, , ,

O apoio a projetos que visam integrar a base produtiva do Nordeste na neoindustrialização brasileira foi discutido em um encontro entre o superintendente da Sudene, Danilo Cabral, e o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Francisco Saboya.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


As instituições estão articulando alternativas para apoiar projetos alinhados à nova política industrial nacional, focada em inovação e sustentabilidade. Também estiveram presentes o diretor de Planejamento e Articulação de Políticas da Sudene, Álvaro Ribeiro, e o economista José Farias.

Saboya ressaltou que a Embrapii atua com agilidade e redução de burocracia, aumentando a participação de parceiros privados nas iniciativas. A empresa colabora com instituições de pesquisa pública e privada, compartilhando custos e riscos e já apoiou mais de dois mil projetos, mobilizando cerca de R$ 3,5 bilhões em pesquisa e desenvolvimento.

De acordo com o presidente da Embrapii, a companhia pode fortalecer a neoindustrialização no Nordeste, baseada em sustentabilidade e inovação. “Podemos contribuir para transformar isso em um processo para reduzir as desigualdades regionais, algo alinhado com a missão da Sudene”, destacou.

Danilo Cabral mostrou receptividade à parceria entre as instituições, enfatizando que a Embrapii pode contribuir para avançar nas propostas do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE) nas áreas de inovação e desenvolvimento produtivo. Os gestores concordaram em estreitar propostas de atuação conjunta ainda nesta semana.

“Há uma preocupação nossa com a entrada tardia do Nordeste na neoindustrialização. Ainda precisamos vencer gargalhos associados à competitividade de nossa indústria e uma das oportunidades para isso é a mudança de pauta que a agenda da sustentabilidade nos impõe, transformando a caatinga e o semiárido como ativos neste processo.”

Danilo Cabral, superintendente da Sudene

No mês passado, a Sudene adiantou o debate sobre a neoindustrialização ao realizar um seminário para construir o Sistema Nacional de Territorialização da nova política industrial do país. Representantes de diversas entidades discutiram o papel das instituições regionais, a participação do Nordeste na nova política industrial e os instrumentos de financiamento para essa territorialização.

Saiba mais:

FIEC lança Índice de Inovação dos Estados de 2023

Fim do terminal de GNL do Pecém afeta mercado nacional de gás

A tradução dos conteúdos é realizada automaticamente pelo Gtranslate.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Top 5: Mais lidas