Logotipo Oficial Trends

CONECTANDO NEGÓCIOS A INVESTIMENTOS

Search
Close this search box.
construção

A técnica reduz significativamente o tempo, custo e desordem no local de construção, além de gerar menos ruído, poeira e desperdício. (Foto: Divulgação/Instituto Coreano de Engenharia Civil)

Inovação “Lego” da Coreia do Sul possibilita construção ágil e sustentável

Por: Redação | Em:
Tags:, ,

O Instituto Coreano de Engenharia Civil e Tecnologia de Construção divulgou recentemente uma inovação modular para o setor que promete transformar a produção de casas e outras estruturas, adotando uma abordagem semelhante à de peças “Lego”. A ideia visa proporcionar uma alternativa sustentável e eficiente para a construção de edifícios a partir do zero, muitas vezes um processo demorado e dispendioso.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


Atualmente, várias empresas optam por estruturas pré-fabricadas, e a novidade sul-coreana baseia-se em blocos modulares que se encaixam como peças, tornando o processo fácil e prático.

Liderada pelos Drs. Seok-Ho Lim e Joon-Soo Chung, a equipe descreve a abordagem como o uso de “peças-contêineres“, que funcionam como salas modulares de uma estrutura maior. Cada bloco é composto por um módulo de preenchimento, que inclui paredes internas, piso e teto, além de um módulo com paredes laterais externas de suporte e piso.

As peças são produzidas em um local próprio e transportadas para o local onde a estrutura será construída. Guindastes então encaixam e empilham os módulos, construindo conforme o planejado, inclusive para projetos com dois ou mais andares. Após a montagem, elementos como telhado, escadas e corredores são adicionados para integrar os blocos individuais.

A técnica reduz significativamente o tempo, custo e desordem no local de construção, além de gerar menos ruído, poeira e desperdício. Um benefício adicional é a capacidade de desmontar e reutilizar os blocos em outros locais, promovendo a sustentabilidade.

Construção de residências em Seul

O governo da Coreia do Sul planeja implementar essa tecnologia na construção de residências alugadas em Seul e cidades vizinhas, com o objetivo de reduzir impactos ambientais e amenizar a escassez habitacional. Há ainda promessas de diminuir os custos e acelerar os períodos de construção em comparação com os métodos tradicionais.

*Com informações do Olhar Digital.

Saiba mais:

Construção civil: estudo aponta crescimento da digitalização no setor

Mercado imobiliário de luxo: quando mais é mais mesmo

A tradução dos conteúdos é realizada automaticamente pelo Gtranslate.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Top 5: Mais lidas