Logotipo Oficial Trends

CONECTANDO NEGÓCIOS A INVESTIMENTOS

Search
Close this search box.
turismo de luxo

Desfrutar as coisas simples e respeitar a cultura local é uma das exigências do público que investe em turismo de luxo. (Foto: Envato Elements)

Turismo de luxo busca por vivências e conexões com as pessoas

Por: Sofia Holanda | Em:
Tags:, ,

Viagens transformadoras, sustentabilidade e respeito à diversidade serão ativos fundamentais, assim como a conexão verdadeira com lugares e pessoas. É nesse cenário em que o turismo de luxo se encontra com foco em celebrar a simplicidade, a partir da interação com a natureza e a cultura local. Com o mercado aquecido, o ano de 2023 promete ser o ano em que a população decidiu investir alto em viagens pelo mundo e, nesse contexto, o turismo de luxo dispara.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente.


Sustentabilidade e a valorização do regional são as tendências que mais crescem no turismo de alto padrão. Nesta conjuntura, o mercado de luxo já tem encontro marcado durante mais uma edição da International Luxury Travel Market (ILTM) da América Latina, dos dias 3 a 6 de maio, em São Paulo. A feira é o maior encontro de líderes da indústria de alto padrão da região. Voltar à vida tem a ver com o conceito de “menos é mais” e parece ser a chave para o exigente viajante de luxo.

No Brasil, cerca de 2,5% das famílias têm renda superior a R$ 30 mil mensais, mas são responsáveis por 23,5% dos gastos com viagens. “Os agentes de turismo já conhecem essa demanda e sabem que existe muito espaço para crescer. A prova é também que todos os novos hotéis e propriedades que atendem a estes públicos estão muito saudáveis e com planos de expansão”, explica Simon Mayle, diretor da ILTM Latin America.

As informações da ILTM apontam que as viagens de luxo representam 50% do total de vendas de viagens durante a crise sanitária. Só em 2021, no Brasil, o segmento faturou R$ 1,8 bilhão, 52% a mais do que em 2019, informa a BLTA (Brazilian Luxury Travel Association).

Viagens personalizadas

A simplicidade e a experiência andam juntos. Quando se imagina o turismo de luxo, alguns podem pensar no luxo pelo luxo. Entretanto muitas vezes, esse tipo de turismo muitas vezes é definido pelas oportunidades de viagens personalizadas que se concentram na essência da personalidade individual e menos na expressão de grandeza. Um mercado que busca os objetivos subliminares mais profundos e aprofunda o desejo de viajar. Desfrutar, desafiar, desconectar, desvendar em sua essência é instigar o público a entender de forma mais específica qual o objetivo da viagem, e assim, fazer com ele se questione sobre o que realmente está precisando e o que está buscando.

Experiências significativas

O portal TrendsCE conversou com Ilan Wallach, diretor GSP Atlanta Travel, agência com mais de 50 anos de atuação no mercadoque falou sobre o novo momento do turismo de luxo nos últimos anos e da retomada da economia no pós-pandemia.

Luxo é ter experiências significativas. O luxo está nos detalhes e a experiência é fundamental. Agora no pós-pandemia, as pessoas procuram fugir do tumulto e dos transtornos. Entrar num teatro, museu, acesso com exclusividade, sem pegar um acento ruim para assistir uma peça teatral.”

Ilan Wallach, diretor GSP Atlanta Travel

Turismo de luxo sustentável

O mercado consumidor e os fornecedores estão alinhados com a questão ecológica. É uma tendência sem volta, todos estão de olho na economia verde. “O mercado vem investindo milhões de dólares nesse quesito no mundo. Respeitar o planeta alinhado com a questão da economia verde. Exemplos disso são as redes hoteleiras no mundo inteiro, com empreendimentos nas Ilhas Maldivas e no Caribe, que promovem o aproveitamento da água da chuva, produção das verduras orgânicas, uso da energia solar, redução do uso de plásticos, dentre outras iniciativas”, explica Ilan Wallach.

Aproveitar a vida e ser feliz

Com a pandemia, um dos setores que mais sofreu foi o turismo. Atualmente, o mesmo vive um novo momento. “Desde março de 2020, o mercado entrou numa curva crescente. O ano de 2022 foi um ano maravilhoso, com o crescimento de mais de 30% em relação ao ano de 2019. Assim, quem chegou bem do outro lado, quem se estruturou, se organizou, agora está colhendo os frutos. O mercado realmente deu uma guinada e não só em questão da demanda retraída. A questão principal é que as pessoas viram que tem que aproveitar a vida, tem que ser feliz, então, esse é um dos motivos que realmente o mercado está muito forte. A previsão para 2023 é que mercado encontre um ponto de equilíbrio”, resume Ilan Wallach, diretor da GSP Atlanta Travel.

Saiba mais:

Amazônia – conexão com a natureza atrai turismo na região

Novos produtos ajudam a dinamizar o turismo nas Rotas Turísticas do Ceará

A tradução dos conteúdos é realizada automaticamente pelo Gtranslate.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Top 5: Mais lidas