Logotipo Oficial Trends

CONECTANDO NEGÓCIOS A INVESTIMENTOS

Search
Close this search box.
shopping parangaba

O Shopping Parangaba está alinhado com diretrizes inovadoras e as mantém, de forma prática, em calendário fixo; as ações impactam milhares de pessoas todos os anos. (Foto: Divulgação)

Shopping Parangaba promove ações de ESG para melhorar qualidade de vida de colaboradores e clientes

Por: Herialdo Rocha | Em:
Tags:

O Shopping Parangaba continua seu plano de ações afirmativas e compromisso socioambiental em 2022. O empreendimento, que hoje conta com 230 lojas, sendo sete âncoras, e atende mais de 900 mil consumidores por mês, tem em seu calendário fixo uma série de atividades de ESG – práticas essas que provêm da política e compliance da administradora do shopping, a Aliansce Sonae.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente.


Sobre isso, o gerente de marketing do shopping, Felipe Bahiana, explica que “desde a inauguração, sempre nos foi muito relevante contribuir para o desenvolvimento de toda sociedade, estabelecendo um olhar coletivo sobre tais perspectivas, especialmente dos moradores do entorno. Nosso foco se volta para colaboradores, população e, claro, a natureza”.

O estabelecimento executa atividades nos três pilares: Meio Ambiente, Responsabilidade Social e Governança Corporativa. Nesse primeiro, destaca-se o Encontro Sustentável, evento anual que congrega especialistas da área, além de artesãos, palestrantes e empreendedores da área. A educação é o enfoque do projeto, que possui uma programação de três dias, utilizando todo horário de funcionamento do shopping.

A sustentabilidade também é o motivo de outra ação do shopping: a implantação de ecopontos e a separação correta de lixo. Todo o material descartado pelos clientes e lojistas passa por uma triagem. Após isso, o lixo reciclável é encaminhado como doação para a Associação de Catadores do Jangurussu (Ascajan). Essa ação acontece há nove anos e gera renda para 77 famílias em situação de vulnerabilidade social.

Em 2021, o balanço anual de resíduos arrecadados mostrou que, durante o ano, o empreendimento evitou que cerca de 145 mil quilos de materiais fossem enviados para aterros sanitários, prevenindo, assim, que mais de 121 toneladas de CO² fossem liberadas na atmosfera. A tudo isso foram somadas as reciclagens de 95.283 kg de papelão e papel, 11.260 kg de PET, 17.141 kg de vidro e 918 litros de óleo de cozinha usados por lojistas na alimentação.

Governança

Para além de cuidados com o meio ambiente, a governança corporativa também está pautada numa política positiva, sempre tentando valorizar os colaboradores. Exemplo disso são as ações internas que promovem benefício e impactam positivamente os funcionários. Os profissionais e suas famílias participam de dias de entretenimento e diversão, de modo paralelo aos movimentos promocionais do shopping. Há também a valorização aos dias especiais de cada colaborador, lembrando dos aniversários e comemorando em festas mensais. 

Esse mesmo público é estimulado a realizar atividades físicas e participar das equipes que o empreendimento possui, como o grupo de corrida de rua. Ademais, são realizadas outras ações relacionadas à saúde da equipe que faz o Shopping Parangaba. Recentemente todos os funcionários receberam gratuitamente a vacina para gripe.  Tudo isso num calendário fixo, detalhado num mural bem à vista de todos os colaboradores.

Responsabilidade Social

Do ponto de vista de responsabilidade social, várias atividades são realizadas estimulando a equidade. As ações atingem mais de 100 pessoas por semana, entre crianças e idosos. São projetos como o “Levante e Lute”, que disponibiliza aulas gratuitas de judô – com todo o material – todas às terças e quintas, para crianças em situação de vulnerabilidade social.

Já o “Cantinho da Arte” presta serviços voluntários a idosos. Os mesmos podem participar de aulas de artesanato – que acontecem de segunda a sábado – e, além de aproveitarem um tempo de qualidade reunidos, aprendem ofícios que se tornam oportunidades de renda. Para as crianças do espectro autista, existe o “Divertindo a Mente”, que disponibiliza psicopedagogas para dar suporte aos pequenos e seus pais.

Há também o “Cantinho Solidário”, que é outro projeto do calendário fixo do Shopping Parangaba. Nesta ação, o empreendimento se responsabiliza por receber e repassar doações para instituições de caridade de todo o Ceará, a exemplo do Iprede, Casa do Filho Pródigo, Instituto Renascer, Abrigo São Lázaro, Lar Amigos de Jesus, Fundação Casa da Esperança, Projeto Criança Feliz, Lar Santa Mônica, Associação Peter Pan e Associação dos Voluntários do Hospital São José.

Saiba mais:

ESG cria milhares de novas oportunidades de carreira

Startups de ESG impactam mercado de inovação cearense

A tradução dos conteúdos é realizada automaticamente pelo Gtranslate.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Top 5: Mais lidas