Logotipo Oficial Trends

CONECTANDO NEGÓCIOS A INVESTIMENTOS

Search
Close this search box.

O evento e almoço privativo teve, como lançamento, a palestra Cenário Macroeconômico: Recuperação e Desafios do Crescimento do Brasil, ministrada por Mansueto Almeida, economista chefe do BTG Pactual e ex-secretário do Tesouro Nacional. (Foto: Carla Matos)

Cenário Macroeconômico marca a primeira Trends Experience

Por: editorial | Em:
Tags:

Com o intuito de oferecer um espaço exclusivo aos nomes de peso da economia, inovação e empreendedorismo, a TrendsCe lançou o Trends Experience, braço de relacionamento, negócios e experiências, que teve seu primeiro evento realizado na última sexta-feira, dia 13, no Coco Bambu Iguatemi.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente.


O evento e almoço privativo teve, como lançamento, a palestra Cenário Macroeconômico: Recuperação e Desafios do Crescimento do Brasil, ministrada por Mansueto Almeida, economista chefe do BTG Pactual e ex-secretário do Tesouro Nacional. O lançamento foi co-realizado pela Verk Investimentos e teve apoio do BTG Pactual.

O evento “foi uma experiência única. Falar da expectativa de crescimento, riscos e como lidar com o país nos próximos meses para uma turma engajada e qualificada como essa, de pessoas relevantes no Estado, e ter essa troca bacana de ideias, foi incrível”, explica Mansueto. O palestrante trouxe dados da pandemia e da inflação para explorar as possibilidades e expectativas para o próximo ano.

“O crescimento do Ceará está atrelado ao crescimento do país, mas com um equilíbrio fiscal que o proporciona uma vantagem competitiva em relação a imensa maioria dos demais estados brasileiros. E essa tendência vem sendo recorrente nos últimos 30 anos. Com os dados exclusivos que eu apresentei, entendemos como o mercado vem se recuperando e como tornar este mesmo crescimento em algo mais resistente. Entendemos, inclusive, como funciona o desenvolvimento das regiões do nosso Estado”

Mansueto Almeida, economista chefe do BTG Pactual e ex-secretário do Tesouro Nacional
Foto: João Batista

No almoço, compareceram investidores, empresários cearenses e de outros estados brasileiros e autoridades. Pessoas de experiência, que movimentam o PIB, unidas para discutir o novo cenário de otimismo que ressurge em consequência da vacinação e do controle do número de afetados pela pandemia.

Marcos André, CEO da TrendsCE e uma das mentes da Trends Experience, conta que o evento superou todas as expectativas, dado que “buscava por algo intimista, além de restrito por conta dos protocolos da pandemia , mas ao mesmo tempo informal e impactante na vida dos empreendedores. Nós conseguimos tornar tudo muito exclusivo, com um grupo muito seleto, que, inclusive, irá continuar assim, mesmo depois do fim da pandemia”, explica.

Para o gestor, o evento começou como um ambiente cheio de incertezas econômicas, mas que foi mudando, graças às palavras otimistas do Mansueto. “O nosso palestrante disse que temos muitos desejos a serem vencidos, mas acredita muito no nosso país. Ele simplesmente nos convenceu porque devemos fazer o mesmo”, conta. Para os outros eventos, Marcos já garantiu algo voltado para inovação e tecnologia.

Thiago Fujiwara, sócio-diretor da Verk Investimentos, correalizadora dessa edição, foi um dos participantes. “Foi um prazer ter esse ícone nacional falando sobre economia para nós, logo aqui no Ceará, Estado que tanto inspira o restante do país”, enfatiza Thiago, que também destaca o otimismo esbanjado pelo palestrante. “Os frutos já estamos colhendo. Estamos, enfim, nos recuperando dessa crise avassaladora que a pandemia trouxe consigo. Com um pouco mais de organização entre os parlamentares, conseguiremos sair dessa situação logo”, diz.

Mansueto Almeida, Marcos André e Thiago Fujiwara. Foto: João Batista

Fernando Gurgel, empresário e presidente da Somapay, complementa a fala de Thiago quando aponta que “as cabeças pensantes do evento vão, com certeza, saber focar melhor no trabalho, criando tendências econômicas para o resto do país”. “O Brasil tem tudo para dar certo, convenhamos. Basta ter uma reflexão sobre o que fizemos de errado até aqui. Veja o Ceará, por exemplo. Demos continuidade em nosso governo, soubemos escolher os nossos candidatos que, apesar dos partidos diferentes, continuaram seguindo os investimentos feitos anteriormente. Fomos afortunados e soubemos trabalhar com isso, algo que falta nos outros Estados”, explica.

O vice presidente da Seven Tech Group, Halan Bringel, complementa ao apontar sua empolgação com o evento. “Foi tudo muito importante e bastante rico em informações, em troca de ideias e visão de mercado. Consolidamos estratégias e planejamento financeiro para o nosso segundo semestre de 2021”.

“Entendemos que o precisamos consolidar, ainda mais, é o nosso modelo de governança para se pensar em um futuro com mais prosperidade. Boa governança: isso que ficou marcado”, pontua.

Francisco de Queiroz Maia Júnior, Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, confirma. “O talento do palestrante já diz muito sobre esse evento. Ele trouxe muitas certezas inteiramente relevantes e que podem acalmar e melhorar os empresários diante desse momento que vivemos. Ele deu, em primeira mão, a receita certa para superar a crise. Graças ao debate, que enriqueceu os nossos convidados, podemos entender os problemas de cada segmento econômico e, finalmente, como combatê-los”, finaliza.

Alexandre Sales, presidente da Santa Lúcia Alimentos, corresponde com a mesma ideia. “Precisamos escutar pessoas intelectuais e que trazem experiência e ousadia, como o palestrante Mansueto. Aqui, trocamos ideias e criamos uma trilha de relacionamentos, discutindo os próximos passos do futuro, refletindo sobre a turbulência do passado e tentando prever, de novo, com ousadia, o que vai acontecer nos próximos meses”, fala.

Mauro Benevides Filho. Foto: João Batista

Indo além, Mauro Benevides Filho, Secretário Estadual do Planejamento e Gestão, por outro lado, dá destaque a parceria com o setor privado, algo que é ótimo para empresários, visto que amplia a geração de empregos e desenvolve uma política social mais profunda, inspirando gestores e o Estado. “Geramos mais empregos quando nos desenvolvemos economicamente com a gestão do governo. É consequência, na verdade. Isso que o Ceará tem, além de outros pontos, inspirando o resto da nação”, pontua.

Lauro Fiúza. Foto: João Batista

Lauro Fiúza, presidente do Conselho do Grupo Servtec e fundador da Associação Brasileira da Energia Eólica (Abeeólica), conta que somos, de fato, exemplar para o Brasil inteiro, justamente por causa de iniciativas, como essa da TrendsCE, de trazer uma palestra visionária, com um profissional de alto renome. “É gratificante atuar em um Estado com iniciativas como estas. Eliminando o pessimismo e nos espelhando em profissionais como o Mansueto, sim, podemos ir longe economicamente”, diz. “Olhar os últimos 10 anos e entender o que acertamos nos dá um pouco mais de liberdade de ousar nos anos que estão chegando”, finaliza.

A tradução dos conteúdos é realizada automaticamente pelo Gtranslate.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Top 5: Mais lidas