Logotipo Oficial Trends

CONECTANDO NEGÓCIOS A INVESTIMENTOS

Search
Close this search box.

Sebrae Ceará vem há um ano e dois meses mobilizada para apoiar as micro e pequenas empresas a superar os efeitos da crise gerada pelo avanço da Covid-19. (Foto: Freepik)

Pequenos negócios avançam com ações de apoio ao empreendedorismo

Por: Conteúdo de Marca | Em:
Tags:

Quatorze meses depois e o país continua enfrentando a pandemia do coronavírus. Mas, apesar do impacto inicial na economia mundial como um todo, aqui, no Brasil alguns setores vêm dando sinais de recuperação. É o que acontece com o segmento dos pequenos negócios, que têm conseguido com criatividade, novos modelos de vendas e o processo de digitalização dos negócios, garantir a sua retomada econômica.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente.


Nesse processo inteiro, ganha destaque o trabalho do Sebrae Ceará, garantindo apoio através de cursos, consultorias especializadas, treinamento, acesso ao crédito, protocolos de segurança segmentados e conteúdos gratuitos e direcionados aos empreendedores locais.

O resultado de tudo isso é que novas empresas estão sendo abertas. Maio teve 8.455 novas empresas no Ceará, de acordo com os dados levantados pela Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec). Isto equivale a mais do que o dobro em comparação ao mesmo mês em 2020, quando havia 4.182. São 102% de diferença.

Ao calcular o saldo entre aberturas e fechamentos, os números de 2021 superam os dos anos anteriores. Este ano o saldo foi de 5.720, em 2020 de 2.722 e 2019, 4.093. Em larga medida, os novos negócios são termômetro do desemprego. Demitidas, as pessoas decidem abrir um negócio. A imensa maioria das aberturas é formada por microempreendedores individuais

Por trás desse desempenho está o trabalho do Sebrae Ceará, atendendo às empresas em dificuldade e estimulando a abertura de novos negócios. De janeiro a junho deste ano, por exemplo, foram atendidos 17.299 pequenas empresas e 26.225 potenciais empresários. Num total de 43.524 clientes em 71.489 atendimentos (média de 1,6 atendimentos por cliente).

Ações de apoio

Para garantir a capilaridade desse atendimento, o Sebrae Ceará trabalha em várias frentes e usa ferramentas diversas. A Central de Relacionamento da instituição (0800-570-0800) vem funcionando 24 horas por dia, com atendimento via WhatsApp, telefone, chat e e-mail; os cursos online disponibilizam mais de 178 soluções gratuitas; o Portal de Atendimento está com uma série de conteúdos gratuitos e direcionados para os pequenos negócios e o Programa Sebrae na Sua Empresa disponibiliza um agente Sebrae atendendo gratuitamente para análise e entrega imediata de soluções que impactem nas vendas (ferramentas e soluções digitais como Google Meu Negócio, Redes Sociais, ferramenta de meios de pagamento etc.).

Além disso, o Sebrae oferece atendimento agendado gratuito com consultores especialistas em Finanças, Marketing/Vendas e Planejamento e com contadores parceiros (plantão fiscal); consultorias voltadas para os protocolos de reabertura e de saúde pública, assegurando o melhor funcionamento e a sobrevivência dos pequenos negócios; e ações de orientação de crédito para oportunizar o acesso à linhas de crédito adequadas, bem como à aplicação dos recursos obtidos.

::: Serviço:

Veja como você pode acessar os conteúdos do Sebrae:
www.ce.sebrae.com.br

Central de Relacionamento 0800-570-0800

A tradução dos conteúdos é realizada automaticamente pelo Gtranslate.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Top 5: Mais lidas