Escolha um idioma: EnglishPortuguese
anuncio-2

Por: Conteúdo de marca

29/12/2020, 11:20

(ATUALIZADO: 18/01/2021, 18:06)

Programa de Estágios amplia oportunidades de inovação para preparar profissionais

  • link
  • tweet
  • facebook
  • whats
anuncio-2
O IEL Ceará passou a oferecer uma trilha de desenvolvimento que contribui para que a carreira profissional dos jovens talentos seja ainda mais promissora, preparando o estudante enquanto profissional e colaborando com a performance das empresas

Aproximar estudantes das empresas. Historicamente, essa sempre foi uma das missões do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) e pela prestação desse serviço o Instituto ganhou notoriedade. Em 2020, o IEL Ceará inovou e estruturou novas iniciativas para robustecer o Programa IEL de Estágios. O objetivo é preparar os estagiários para o atual mercado de trabalho, muito mais competitivo, digital e dinâmico. De acordo com a superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes, o Instituto, em sua nova diretriz, abre mão de ser um mero intermediador de estágios para oferecer um leque de serviços que possam subsidiar o desenvolvimento do estudante enquanto profissional e contribuir com a performance das empresas. As novas ações incorporadas ao Programa neste ano, ressalta a superintendente, tornam-se um grande diferencial do Instituto e ampliam a sua competitividade no mercado.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente.


“O Instituto Euvaldo Lodi é muito mais que um recrutador. Nos reinventamos e incrementamos diversas ações que conferem mais eficiência ao nosso Programa de Estágios. O nosso processo é diferenciado, utilizamos gamificação, damos orientações de carreira e acompanhamos a transição do estagiário na empresa. Sem dúvida, o profissional do amanhã, que já é hoje, passa pelo IEL”

Dana Nunes, superintendente do IEL Ceará

Assim, o propósito do novo Programa IEL de Estágios é contribuir para o desenvolvimento de jovens talentos, complementando a sua formação acadêmica e profissional. A coordenadora de Desenvolvimento Empresarial e de Carreiras do IEL Ceará, Mariana Fortaleza, explica que o Programa IEL de Estágios oferece uma trilha de formação e desenvolvimento profissional e de carreira que perpassa várias etapas.

Um deles é o Integrar IEL, uma iniciativa pioneira que visa integrar os estagiários nas empresas com orientações sobre aspectos e habilidades relevantes do cotidiano do trabalho, fornecendo um direcionamento comportamental para aqueles que estão iniciando a carreira no mundo corporativo. A ação beneficia todos os estagiários contratados por meio do IEL Ceará e eles participam do treinamento logo que iniciam o trabalho na empresa, recebendo ao final da capacitação um manual com informações sobre como se portar no mercado de trabalho com inteligência emocional e capacidade de resistir à pressão.

A iniciativa parte da compreensão de que os jovens, ao ingressar no mercado de trabalho, ainda não conhecem o mundo empresarial e muitas vezes não sabem como agir diante das situações. “É normal se sentir inseguro. Afinal, são jovens que ainda não tiveram essa experiência. O Integrar IEL vem para ajudar esses estagiários de forma que a inexperiência não comprometa o desempenho profissional”, explica.

Outra modalidade do Programa IEL de Estágios é o Potencializar Carreiras. Nele, estudantes de nível médio, técnico e superior, cadastrados na base de dados de estágios do IEL Ceará, recebem capacitações para o desenvolvimento de atitudes e competências essenciais para a vida profissional. Mensalmente, são realizados encontros (workshops, grupos de debates, palestras, oficinas e salas temáticas personalizadas), mediados por profissionais especialistas, que abordam temas como: carreira, autoconhecimento, soft skills, mindset, autogestão, gestão financeira, entre outros.

Os estagiários também são contemplados no programa Indústria de Talentos, uma das modalidades das Trilhas de Carreiras desenvolvidas pelo IEL Ceará. O programa visa o desenvolvimento de profissionais que estão entrando no mercado de trabalho, bem como os que já atuam e desejam potencializar sua performance profissional. O IEL Ceará oferta, através dessa modalidade, palestras gratuitas com experts renomados em temáticas relevantes, mundo VUCA e revolução 4.0, inovação, marketing digital, resiliência, gestão do tempo e planejamento pessoal. Esses especialistas contam suas experiências e levam contribuições práticas para o desenvolvimento profissional e de carreira dos participantes.

A coordenadora de Desenvolvimento Empresarial e de Carreiras do IEL Ceará, Mariana Fortaleza, destaca o serviço de gestão de estágio e bolsas como diferencial do programa. FOTO: Ascom/ IEL Ceará

“Outra iniciativa do IEL Ceará que também beneficia os estudantes e estagiários é o IEL Talks. Ela é direcionada a quem busca inspiração para o seu autodesenvolvimento e apresenta cases de profissionais de sucesso, atuantes no mercado de trabalho”

Mariana Fortaleza, coordenadora de Desenvolvimento Empresarial e de Carreiras do IEL Ceará

A coordenadora acrescenta que o Programa IEL de Estágios fortalece a integração entre o aluno, a instituição de ensino e as empresas. “Os alunos têm a possibilidade de ter experiência na área em que estudam e, assim, tornarem-se profissionais diferenciados no mercado de trabalho. Para as empresas, a vantagem é a oportunidade de ter em seu quadro jovens talentos familiarizados com o uso de tecnologias e capazes de contribuir com novas ideias e muita energia, colaborando para o aprimoramento do negócio”, elenca.

Mariana ressalta que além de todos esses diferenciais, o Programa IEL de Estágios mantém fortemente o serviço de gestão de estágios e bolsas para as empresas, sendo responsável por selecionar, supervisionar e adequar o contato e a relação empresa-estudante. Segundo ela, a partir de um amplo cadastro e de critérios inovadores de seleção e acompanhamento, que valorizam as competências, habilidades e atitudes do estudante, o IEL identifica e indica talentos para preencher as vagas de estágio oferecidas pelas empresas, de acordo com as necessidades específicas de cada organização.

Prêmio IEL de Estágio

Nesse contexto, o IEL também promove, anualmente, uma iniciativa que valoriza as melhores práticas de estágio. É o Prêmio IEL de Estágio, uma iniciativa nacional que surgiu com o objetivo de incentivar a busca de excelência em programas de estágio a partir do reconhecimento de todos os envolvidos no processo: o estudante, a instituição de ensino e a empresa. Em 2020, o Prêmio IEL de Estágio foi repaginado e o foco é a inovação. A iniciativa vai reconhecer os melhores projetos inovadores durante o programa de estágio. A estratégia é identificar e incentivar a implementação dos projetos inovadores na jornada acadêmica e profissional dos jovens talentos, levando grandes resultados para as empresas.

A premiação acontece em duas fases, uma estadual e uma nacional. No Ceará, as inscrições foram realizadas em novembro e em janeiro de 2021 os vencedores devem ser divulgados. A entrega da premiação nacional está prevista para março de 2021. As categorias nesta edição do prêmio são: Projetos Inovadores, Empresa Inovadora e Educação Inovadora. O Ceará tem tradição de destaque na premiação nacional. Na edição de 2019, pelo 13º ano consecutivo, o Ceará esteve entre os finalistas da disputa nacional. O estado concorreu na categoria Sistema Indústria, com a experiência do Instituto SENAI de Tecnologia, que foi 1º lugar regional e 3º lugar nacional.

A superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes, avalia que a premiação é uma excelente oportunidade de reconhecimento para empresas, estudantes e instituições de ensino. “Podemos ver como as empresas estão trabalhando essa visão do aproveitamento, incentivo, qualificação e evolução dos estudantes e, ao mesmo tempo, ver como os estudantes estão levando o conhecimento adquirido, como estão implementando isso nas empresas para que possam se desenvolver cada vez mais como profissionais e possam contribuir com o crescimento das companhias em que estão”, afirma.

Dana ressalta a importância do estágio para o futuro das empresas e dos estagiários. “Os estudantes podem buscar qualificação e crescimento trazendo resultados para a empresa. A empresa pode dar oportunidade para que eles tragam processos e visões inovadoras. Juntos podem contribuir com o desenvolvimento de ambos”, conclui.

Cases

Uma das empresas que em meio à pandemia procurou os serviços do Programa IEL de Estágios foi a Versatily, do ramo de transporte e locação de automóveis. A gerente de RH da empresa, Daniele Vasconcelos, conta que a parceria com o IEL começou em setembro com o contrato para seleção e acompanhamento de um estagiário. Na opinião dela, os estagiários, mesmo em início de carreira, precisam atuar profissionalmente e esse é um conhecimento que muitas vezes não se adquire na faculdade.

“Conhecimento é o que transforma. Nós da empresa Versatily acreditamos que investir no conhecimento é crescer e desenvolver cada dia mais as pessoas. Por isso, essa atuação diferenciada do IEL é fundamental”

Daniele Vasconcelos, gerente de RH da Versatily

A Amêndoas do Brasil, indústria de alimentos, também é cliente do Programa IEL de Estágios. A parceria existe desde 2009 e já rendeu muitos frutos. A empresa foi vencedora da etapa regional do Prêmio IEL de Estágio nas duas últimas edições. Estagiários da empresa, acompanhados pelo IEL, também foram agraciados com o prêmio.

A gerente de RH da Amêndoas do Brasil, Sandra Oliveira, ressalta a valorização do estágio na empresa e como contribui na carreira dos jovens. FOTO: Ascom/ IEL Ceará

A gerente de RH da Amêndoas do Brasil, Sandra Oliveira, afirma que a empresa valoriza muito seus estagiários. De acordo com ela, cerca de 95% dos estagiários são efetivados após a conclusão de seus cursos. Atualmente, a empresa mantém nove estagiários por meio do contrato com o IEL Ceará.

“O IEL está sempre procurando atender a nossa empresa da melhor forma. Com profissionais solícitos, o Instituto nos deixa muito seguros e tranquilos com relação à seleção e acompanhamento desses estudantes. Acredito que esse caminho que o IEL segue agora de também agregar conhecimentos, com as palestras e as outras capacitações, é muito enriquecedor e vai impulsionar a carreira profissional desses jovens, potencializando as habilidades dos estudantes que estão dando os primeiros passos dentro das empresas’’

Sandra Oliveira, gerente de RH da Amêndoas do Brasil

O engenheiro de alimentos William Araújo estagiou na Amêndoas do Brasil e foi premiado com o Prêmio IEL de Estágio em 2018. Ele conta que o prêmio foi uma das experiências mais marcantes que viveu e ficará marcada em sua vida profissional. “É gratificante ser reconhecido pela relevância do nosso trabalho ainda como estagiário. Além disso, o prêmio atua como uma ferramenta de estímulo no nosso processo individual e coletivo de melhoria contínua. Gratidão a todos que fazem o IEL, a FIEC e a Amêndoas do Brasil, que me ensinou na prática que tudo é possível quando temos uma equipe comprometida”, afirma.

A tradução dos conteúdos é realizada automaticamente pelo Gtranslate / Content translation is performed automatically by Gtranslate

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Receba conteúdo e informações diretamente
no seu e-mail

Preencha o email corretamente Email enviado com sucesso!