Inteligência artificial impulsiona novos serviços digitais no Ceará

inteligência artificial
Inteligência artificial avança no Ceará após evento reunir governo e big techs para discutir digitalização e serviços públicos. (Foto: Marcos Felipe Martins/Etice)

A Inteligência Artificial (IA) avançou na estratégia de transformação digital do Ceará com a apresentação de novas soluções voltadas aos serviços públicos. O encontro ocorreu no Museu da Imagem e do Som, em Fortaleza, e reuniu gestores públicos, especialistas e empresas globais de tecnologia.

Além disso, o evento ampliou as discussões sobre governança digital, segurança da informação e aplicação prática da inteligência artificial em áreas como saúde, educação, segurança e gestão pública. A iniciativa também buscou acelerar a digitalização dos serviços estaduais e ampliar a eficiência operacional.

Inteligência artificial ganha política estadual

O encontro marcou o avanço da política de uso de inteligência artificial no Ceará. A proposta envolve construção colaborativa entre órgãos estaduais e definição de regras para uso seguro das ferramentas.

Segundo Daniel Bentes, secretário executivo de Modernização e Governo Digital da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), a proposta deve passar pela análise dos gestores públicos. “Queremos ampliar o uso da inteligência artificial com responsabilidade, segurança e alinhamento às necessidades do estado”, afirmou.

Além disso, a política prevê diretrizes ligadas à governança, proteção de dados e conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Inteligência artificial amplia serviços digitais

Durante o evento, a Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice) apresentou um novo portfólio de soluções em inteligência artificial voltadas aos órgãos estaduais.

As ferramentas incluem:

  • automação de processos
  • análise de dados
  • agentes inteligentes
  • apoio à tomada de decisão
  • gestão de serviços digitais

Segundo Hugo Figueirêdo, presidente da Etice, a estratégia busca ampliar a eficiência dos serviços públicos. “Estamos estruturando um conjunto de ferramentas de inteligência artificial para apoiar os órgãos do Governo do Ceará”, destacou.

Além disso, a proposta também prevê mecanismos de segurança e governança para proteger dados sensíveis e ampliar o controle sobre as aplicações.

Big techs apresentam soluções de IA

O evento reuniu empresas como Google, Amazon Web Services, Microsoft e Oracle.

Durante as apresentações, as companhias demonstraram aplicações práticas da inteligência artificial no setor público. Entre os temas debatidos estiveram produtividade, automação, análise de dados e redução de custos operacionais.

Além disso, as empresas destacaram soluções ligadas à segurança da informação e à governança de dados.

Ceará amplia estratégia digital

A estratégia estadual também prevê novas parcerias voltadas à pesquisa, inovação e desenvolvimento tecnológico.

Segundo Flávio Jucá, secretário da Casa Civil, a articulação com as empresas de tecnologia reforça a digitalização dos serviços públicos. “Esse movimento se soma à infraestrutura do Cinturão Digital, que leva cidadania digital a todos os cearenses”, afirmou.

Com isso, o Ceará avança na ampliação da infraestrutura tecnológica e acelera a modernização dos serviços públicos digitais.

Saiba mais:

Data center da ByteDance recebe aporte energético de US$ 2 bi

Dell: IA acelera transformação corporativa global

Quer receber os conteúdos da TRENDS no seu smartphone?
Acesse o nosso canal no Whatsapp e fique bem informado

Siga a Trends: