Inflação na RMF fecha 2025 em 4,06% e fica abaixo da média nacional

Por: Redação | Em:
Tags:,
ipca e inflação rmf

O grupo com maior alta inflacionária na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) em 2025 foi saúde e cuidados pessoais, com variação de 7,12%. (Foto: Freepik)

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) encerrou dezembro de 2025 com alta de 0,17%, abaixo dos 0,42% registrados em novembro. Com isso, a inflação acumulada no ano ficou em 4,06%, resultado inferior ao índice nacional e abaixo do teto definido pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).


Quer receber os conteúdos da TRENDS no seu smartphone?
Acesse o nosso canal no Whatsapp e fique bem informado


No mesmo período, o IPCA nacional avançou 0,33% em dezembro, acima dos 0,18% de novembro, encerrando 2025 com inflação de 4,26%. O desempenho confirma que o IPCA na RMF manteve trajetória mais contida ao longo do ano em comparação com a média brasileira.

O que explica a diferença no IPCA na RMF

Segundo Daniel Suliano, analista de Políticas Públicas do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) e autor do trabalho, o grupo com maior alta inflacionária na RMF em 2025 foi saúde e cuidados pessoais, com variação de 7,12%. O principal impacto veio dos produtos óticos, que acumularam alta próxima de 16%, com destaque para os óculos de grau.

Por outro lado, a inflação regional ficou abaixo do índice nacional devido ao comportamento de alimentação e bebidas e transportes, que juntos representam mais de 40% do peso do índice na região. Em alimentação, houve deflação em diversas leguminosas e frutas, enquanto em transportes o recuo de 1,6% nos combustíveis contribuiu para conter os preços.

INPC também desacelera na Região Metropolitana

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) na RMF registrou variação de 0,14% em dezembro, abaixo dos 0,37% observados em novembro. No acumulado de 2025, o índice atingiu 4,05%. O INPC mede a inflação para famílias com renda mensal de um a cinco salários mínimos.

No cenário nacional, o INPC subiu 0,21% em dezembro, após 0,03% em novembro, encerrando o ano com alta de 3,90%. Os dados integram o Termômetro da Inflação (Volume 9 – Nº 01 – 2026), elaborado pela Diretoria de Estudos Econômicos (Diec) do Ipece.

Saiba mais:

2026: um ano decisivo para projetos econômicos

Boletim Focus reduz inflação em 2026 e eleva Selic em 2028


Siga a Trends:

Instagram | LinkedIn | Facebook | Telegram | YouTube | Google Notícias

Top 5: Mais lidas