Setor de data centers nos EUA abre nova fronteira para investimentos em energia

Por: Redação | Em:
Tags:
data centers e energia

A UBS Securities estima que o mercado global de armazenamento de energia deve crescer cerca de 40% ao ano até 2026. (Foto: Envato Elements)

O avanço do setor de data centers nos Estados Unidos está elevando a demanda por eletricidade e abrindo uma nova frente de investimentos em armazenamento de energia. Segundo a UBS Securities, o consumo crescente desses centros exigirá mais capacidade para equilibrar a oferta de fontes renováveis, como a eólica e a solar. A projeção indica um ciclo de forte expansão do setor nos próximos cinco anos.


Quer receber os conteúdos da TRENDS no seu smartphone?
Acesse o nosso canal no Whatsapp e fique bem informado


A UBS estima que o mercado global de armazenamento de energia deve crescer cerca de 40% ao ano até 2026. O aumento é impulsionado pela pressão por energia estável e limpa em países com alto consumo digital. “A demanda por centros de dados de IA nos Estados Unidos é muito forte, mas a eletricidade é o maior gargalo”, disse Yan Yishu, analista da instituição em Hong Kong.

Renováveis impulsionam novas soluções

Nos Estados Unidos, as fontes renováveis devem liderar o crescimento da geração elétrica nos próximos anos, mas a intermitência da produção torna indispensável o uso de baterias. A expansão da energia limpa exige sistemas de armazenamento de energia capazes de garantir estabilidade e eficiência à rede elétrica.

China amplia presença e enfrenta riscos

Fabricantes chineses de sistemas de armazenamento têm hoje cerca de 20% do mercado norte-americano e buscam ampliar espaço. Em paralelo, países do Oriente Médio, América Latina e Sudeste Asiático devem registrar avanços entre 30% e 50% ao ano. Mas as exportações da China enfrentam risco de restrições, já que o projeto One Big Beautiful Bill, proposto por Donald Trump, limita a atuação de empresas estrangeiras no setor de energia dos EUA.

Ademais, na China, a adoção de preços dinâmicos para a energia renovável tende a impulsionar novos projetos de armazenamento de energia. Diferenças de 0,4 yuan (US$ 0,06) por quilowatt-hora já tornam rentáveis operações independentes de baterias. A UBS prevê ainda que as províncias chinesas adotem pagamentos por capacidade, estimulando investimentos e consolidando o setor como parte essencial da transição energética.

*Com informações da Reuters

Saiba mais:

IA agêntica: IEEE prevê adoção em massa da tecnologia que substitui IA’s tradicionais

CZPE aprova cinco data centers na ZPE de Pecém com R$ 571 bi em investimentos


Siga a Trends:

Instagram | LinkedIn | Facebook | Telegram | YouTube | Google Notícias

Top 5: Mais lidas