Indústria automobilística precisa ampliar presença na América Latina e África

Indústria automobilística e setor automotivo
Lula defende expansão da indústria automotiva brasileira na América Latina e África, enquanto setor registra alta na produção. (Foto: Magnific)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, na última terça-feira (5), que a indústria automobilística brasileira precisa ampliar sua presença na América Latina e na África, durante evento pelos 70 anos da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). O encontro ocorreu no Teatro Nacional Claudio Santoro, em Brasília, e reuniu representantes das 26 empresas que integram a entidade. Lula defendeu que o Brasil dispute espaço internacional com maior proximidade geográfica e destacou o papel do governo na expansão do consumo interno.


Quer receber os conteúdos da TRENDS no seu smartphone?
Acesse o nosso canal no Whatsapp e fique bem informado


Durante o evento, o presidente declarou que o país não deve ceder mercado às matrizes estrangeiras e afirmou: “Nós não temos que deixar [o mercado] para as matrizes. Nós temos que ir atrás e competir porque nós estamos mais perto”. Além disso, ele associou o avanço da indústria automotiva à necessidade de políticas públicas voltadas à formação de consumidores, enquanto ressaltou a qualificação da mão de obra brasileira no setor.

Lula também mencionou a participação do Brasil na feira industrial de Hannover, na Alemanha, realizada em abril, onde o país apresentou dados sobre o biocombustível nacional. Segundo ele, o produto apresenta 67% menos emissão de gases de efeito estufa em comparação a alternativas tradicionais.

Produção e desempenho do setor

A Anfavea informou que o setor automotivo registrou desempenho acima das expectativas em março de 2026. Foram produzidas 264,1 mil unidades entre automóveis, comerciais leves, ônibus e caminhões, o melhor resultado desde outubro de 2019 e também o maior volume para o mês desde 2018. O avanço representa alta de 35,6% em relação a março de 2025 e de 27,6% frente a fevereiro.

No acumulado do ano, a produção atingiu 634,7 mil unidades, com crescimento de 6% na comparação com o mesmo período do ano anterior. O setor mantém presença em 53 fábricas distribuídas em nove estados e 38 municípios, enquanto a cadeia produtiva responde por cerca de 1,3 milhão de empregos diretos e indiretos e por aproximadamente 20% da produção industrial brasileira.

Saiba mais:

Shopee inaugura primeiro centro de distribuição no Ceará

Exportações de lagosta do Ceará somam US$ 4,6 mi no 1º tri de 2026