Haddad promete menor inflação de um mandato desde o Plano Real

Por: Redação Trends | Em:
Tags:, ,
fernando haddad

Haddad destacou ainda a expectativa de crescimento médio próximo de 3% e desemprego em mínima histórica até o fim do terceiro mandato de Lula. (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

Apesar da inflação brasileira ter superado o teto da meta em 2024 e seguir em patamar elevado, Fernando Haddad, ministro da Fazenda, disse acreditar que o governo Lula entregará o menor índice acumulado desde o início do Plano Real. Ele afirmou, nesta terça-feira (16), em um evento realizado pelo Banco Safra, que a alta de preços em quatro anos ficará abaixo de 20%, algo inédito desde 1994.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente.


O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado em 12 meses até agosto de 2025 foi de 5,13%, enquanto a alta nos oito primeiros meses chegou a 3,15%. Em agosto, houve deflação de 0,11%, sinalizando arrefecimento dos preços em meio à política monetária restritiva.

“Nós vamos terminar o mandato com a menor inflação de um mandato desde o Plano Real. Seguramente a inflação acumulada em 4 anos será pela primeira vez inferior a 20%.”

Fernando Haddad, ministro da Fazenda

Haddad destacou ainda a expectativa de crescimento médio próximo de 3% e desemprego em mínima histórica até o fim do terceiro mandato de Lula. Ele reconheceu, porém, que as projeções econômicas para 2025 estão enfraquecendo diante dos juros elevados adotados para conter a inflação e preservar a credibilidade do Banco Central.

Economistas alertam que a combinação de juros altos, atividade moderada e pressões externas pode limitar o avanço do PIB e exigir equilíbrio entre política fiscal e monetária. O desempenho futuro dependerá do controle da inflação e da resposta do mercado a possíveis ajustes nas taxas de juros.

Saiba mais:

Copom decide Selic nesta terça (16): expectativa é de estabilidade ou ajuste leve

Focus indica dólar a R$5,50 e IPCA de 4,83% neste ano

Top 5: Mais lidas