Em meio ao tarifaço, Elmano de Freitas se reúne com embaixador chinês

tarifaço
Na ocasião, se deliberou tratativas no que concerne a parceria econômica e a abertura de novos mercados no que consiste a China e o Ceará. (Foto: Camila Carvalho)

Em meio ao imbróglio que envolve o tarifaço dos Estados Unidos em relação aos produtos de exportação do Brasil, e também do Ceará, o governador do estado, Elmano de Freitas, esteve ontem (7) em Brasília, e se reuniu com o embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente.


Na ocasião, o chefe do executivo estadual deliberou tratativas no que concerne a parceria econômica e a abertura de novos mercados no que consiste a China e o Ceará. “No encontro, discutimos sobre a ampliação de rotas de navegação entre a China e o Complexo Industrial e Portuário do Pecém, fortalecendo ainda mais a posição estratégica do estado no comércio global”, relatou Elmano.

Para o CEO da Referência Capital, Pedro Ros, o bloco de países que compõe os BRICS, incluindo a China, é uma interligação estratégica crucial para o Brasil no sentido de impactar positivamente o crescimento a longo prazo. Ele avalia que a aproximação entre os países poderá acarretar novas avenidas de diversificação de mercados e ampliar as opções de parcerias comerciais internacionais.

“O BRICS pode trazer uma alternativa sólida para os setores exportadores, como o agronegócio, ao mesmo tempo em que fortalece a posição do Brasil em temas globais de sustentabilidade e comércio internacional. No entanto, o impacto imediato do tarifaço é inegável e, no curto prazo, pode gerar volatilidade. A chave será como o Brasil gerencia essa nova relação, garantindo estabilidade econômica e confiança para os investidores”, ressalta Pedro.  

Após o encontro que ocorreu na Embaixada da China, Elmano prosseguiu em tratativas sobre o quesito tarifaço, para reunião com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.

E antes dos compromissos realizados em Brasília, o governador Elmano de Freitas assinou um pacote de medidas, encaminhadas e já aprovadas em sessão na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) no sentido de minimizar as consequências geradas pelo tarifaço ianque. As ações que serão implementadas se inserem no auxílio financeiro às empresas cearenses que exportam para os Estados Unidos.

Saiba Mais:

Haddad estuda medidas legislativas para atenuar danos do tarifaço

Alece se posiciona em ato simbólico contra tarifaço norte-americano

Quer receber os conteúdos da TRENDS no seu smartphone?
Acesse o nosso canal no Whatsapp e fique bem informado

Siga a Trends: