Estudo aponta que 50% das empresas brasileiras ainda não usa IA

Por: Redação | Em:
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A pesquisa também mostra que 58% das empresas estão em fase inicial de adoção, com projetos ainda incipientes. (Foto: Envato Elements)

Apesar da alta visibilidade da inteligência artificial (IA) no mercado, metade das empresas brasileiras ainda não adotou a tecnologia. O dado é do estudo Panorama IA nas empresas brasileiras, realizado pela Totvs em parceria com a h2r insights & trends, que ouviu 194 companhias de diversos setores.


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Entre as empresas que usam IA, 33% aplicam a tecnologia na geração de conteúdo, como textos, e-mails e apresentações. Outras 29% a utilizam para criar elementos visuais, enquanto 21% empregam a ferramenta para cibersegurança, com foco em detecção de comportamentos suspeitos. Chatbots para atendimento representam 20% das aplicações.

A pesquisa também mostra que 58% das empresas estão em fase inicial de adoção, com projetos ainda incipientes. Já 34% se classificam em estágio intermediário, com iniciativas em desenvolvimento. Apenas 8% dizem ter uma estratégia de IA madura e avançada.

Segundo a Totvs, muitas companhias associam IA apenas a modelos generativos, como os de produção de conteúdo. No entanto, algoritmos preditivos e soluções de machine learning já fazem parte do ambiente corporativo há anos, mesmo sem tanta visibilidade.

Falta de ROI, segurança e qualificação limitam avanço em IA

Um dos principais entraves à adoção mais ampla da IA é a dificuldade em mensurar retorno. Apenas 7% das empresas afirmam ter conseguido calcular o retorno sobre investimento (ROI) com o uso da tecnologia. As demais não adotam métricas claras para avaliar impacto e eficiência.

Além disso, os desafios mais citados incluem preocupações com segurança (36%), falta de profissionais qualificados (35%) e dificuldade em medir o retorno (32%). Resistência interna (24%), integração com sistemas legados (23%) e ausência de apoio da liderança (23%) também são barreiras frequentes.

Cristiano Nobrega, CDAIO da Totvs, afirmou, à Forbes, que a solução passa por avaliar a maturidade tecnológica da empresa antes de investir em IA. Agentes inteligentes integrados aos sistemas existentes podem impulsionar ganhos concretos de produtividade, desde que implementados com segurança e planejamento.  

Cristiano Nobrega, CDAIO da Totvs
Foto: Divulgação

“Antes de implementar soluções de inteligência artificial, é essencial que as empresas avaliem se estão realmente prontas para isso”, afirma Nobrega. No contexto atual de transformação digital, a IA segue como um diferencial competitivo, mas sua adoção demanda estratégia, clareza de objetivos e capacitação técnica.

*Com informações da Forbes.

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