O setor bancário continua liderando o ranking, com 37% do valor total das marcas. Mesmo com uma marca a menos em 2025, o segmento cresceu 10%. (Foto: Envato Elements)
As marcas mais valiosas do Brasil em 2025 aliam desempenho financeiro, transformação digital e conexão com causas sociais e ambientais, de acordo com o ranking Brand Finance 100, publicado pela Época Negócios. O valor total das 100 principais marcas brasileiras chegou a US$ 79,4 bilhões, alta de 2,7% em relação a 2024.
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O Itaú manteve a liderança pelo nono ano, com US$ 8,6 bilhões, sustentado por uma base sólida de clientes e rentabilidade elevada. Já o Nubank foi o maior destaque: cresceu 195%, alcançou US$ 4 bilhões e assumiu a quarta posição no ranking, além de liderar nos critérios de força de marca.
O levantamento considera quatro categorias: valor financeiro, força da marca (Brand Strength Index), crescimento em valor e crescimento em força. O método de avaliação usa o custo hipotético de royalties e analisa tanto resultados financeiros quanto percepção do consumidor.
Nesse cenário, o setor bancário continua liderando o ranking, com 37% do valor total das marcas. Mesmo com uma marca a menos em 2025, o segmento cresceu 10%. Itaú, Banco do Brasil, Bradesco e Caixa Econômica compõem o topo da lista, reforçando o peso institucional das grandes instituições financeiras.
O Banco do Brasil, em segundo lugar, vale US$ 5,2 bilhões, apesar de queda de 4%. Já o Bradesco, terceiro, perdeu 6%, reflexo da dificuldade em acompanhar a inovação digital. A Caixa subiu para a quinta posição com alta de 28% no valor da marca.
A ascensão do Nubank, que desbancou Petrobras e Vale, é atribuída a um modelo centrado no cliente, foco em dados e expansão de mercado. O índice de força da marca (BSI) subiu para 95,3, o maior do ranking.
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