Cialdini afirmou que já encaminhou a LDO e no próximo semestre as atribuições da pasta irão se direcionar para o Plano Plurianual. (Foto: João Filho)
O titular da Secretaria de Planejamento e Gestão do Governo do Estado do Ceará, Alexandre Cialdini, disse, em entrevista exclusiva à Trends, que em relação às peças orçamentárias, a Seplag já encaminhou para ser apreciada na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) a proposta que organiza o orçamento público do estado, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), e no próximo semestre as atribuições da pasta irão se direcionar para o Plano Plurianual (PPA).
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
De acordo com Cialdini, nos dias de hoje, a secretaria desenvolve o programa Ceará Um Só, que consiste em várias atividades desenvolvidas para fortalecer a gestão fiscal interfederativa, e inserido no circuito, em andamento, uma caravana institucional no intuito de conduzir técnicos da Seplag para o interior do estado, para orientar e capacitar gestores públicos em temáticas como Previdência, Reforma Tributária, Lei Geral de Proteção de Dados e sobre acessos ao Orçamento Geral da União.
“A outra ação é o monitoramento e o acompanhamento das operações de crédito que o estado tem com o Banco Mundial, com a Agência de Cooperação Francesa e Agência de Cooperação e Alemã. Uma outra atividade da Seplag também que é da Escola de Gestão Pública, um programa de treinamento e capacitação do servidor”, salientou o Cialdini.
As declarações foram proferidas durante o seminário “Transformação digital e governança interfederativa”, realizado na manhã desta segunda-feira (2), no Gran Marquise Hotel. Na ocasião, o secretário da Seplag enfatizou que a proposta do seminário é estimular a capacidade inovativa na área de tecnologia. “A gente fez um concurso para nove startups. Dessas, a gente irá selecionar três. Nós criamos uma comissão para fazer essa seleção, e a ideia é que a gente leve essas construções de startups para os municípios cearenses. Algumas delas concorrerão em várias áreas, para políticas públicas em educação, saúde, infraestrutura, transporte”, explanou Cialdini.
Participante da seleção, o professor de gastronomia André Jucá desenvolveu um projeto de startup, a Sued Ficha Técnica, que promete viabilizar o monitoramento da merenda da rede de ensino em tempo real, com o objetivo de evitar o desperdício dos alimentos.
“Ela funciona dentro da cozinha das escolas, em um minuto a escola vai ter o que precisa ser produzido, impresso por exemplo, ou em formato digital, para que a merendeira tire aquela quantidade exata para produção, para aquela quantidade de alunos que estiver presente no dia, evitando assim o desperdício na produção, e também no controle do estoque. Tudo de forma automática, sistemática, informatizada. Em um clique, em um minuto, a escola consegue tirar um relatório de compras do que vai produzir e automaticamente e já dá baixa no estoque. Dessa forma, você tem a gestão do controle do negócio de forma clara e em tempo real”, esclareceu Jucá.
Vendas no e-commerce crescem e Fortaleza realiza evento do setor
Fórum de tecnologias para o Semiárido estimula startups cearenses