Empresa especializada no setor de pesquisa de mercado, prospectou a cifra no segmento da logística digital (Foto: Envato Elements)
A digitalização no setor de logística angaria expansão, pois conforme relatório da empresa especializada em pesquisa de mercado, consultoria, e assessoria, a Allied Market Research, o segmento pode alcançar cifras equivalentes a US$ 155,3 bilhões até 2032. No ano de 2022, a receita no setor se equiparou a US$ 25 bilhões. As inovações para os próximos anos delimitam na formalização de inteligência artificial para otimizar operações em geral, além da integração de redes de IoT e sensores.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
Em diversos países o mecanismo já vem sendo implementado com soluções digitais para veículos autônomos, em caminhões, drones e outros meios de transporte que operam sem motoristas, controlados por inteligência artificial e sensores, viabilizando as entregas mais ágeis e com menor custo operacional.
O sistema já se programa no intuito de registrar transações, de forma transparente, permitindo rastrear produtos em tempo real e prevenir fraudes, o denominado Blockchain. Fator também, os sensores inteligentes que proporcionam monitorar temperatura, umidade e localização das cargas, contribuindo para a segurança durante o transporte.
Além disso, as novas operações contam com a implementação da Internet das Coisas (IoT), que conecta equipamentos e sistemas logísticos à internet, viabilizando recursos como rastreamento em tempo real, controle de estoques e gestão automatizada, e o atendimento personalizado, dispositivo de análise de dados, onde é permitido adaptar entregas e comunicações, conforme as preferências dos clientes.
No entanto, no Brasil, conforme o estudo, o panorama ainda irá galgar etapas. Especialistas apontam que pode levar até 10 anos para que o país consiga digitalizar os dados, etapa essencial antes de um avanço mais robusto.
Porto do Pecém: movimentação recorde impulsiona logística do Ceará
Complexo do Pecém atrai investidores na maior feira de logística da América Latina