No país, o mercado de rações apresentou expansão considerável ao produzir 91 milhões de toneladas em 2024. (Foto: Envato Elements)
O mercado de rações no Ceará segue em expansão, acompanhando a tendência nacional, porque conforme o Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações), em 2024, a produção nacional foi estimada em 91 milhões de toneladas, registrando aumento de 2,7% em relação ao ano anterior.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
No estado do Ceará, foi constatado pelo Sindicato das Indústrias da Alimentação e Rações Balanceadas do Estado do Ceará (Sindialimentos) que os nichos de avicultura, suinocultura, equinocultura e o segmento pet, setor em plena ascensão, impulsionaram a cadeia. Segundo o Sindialimentos, a diversidade dos mercados consumidores exige soluções cada vez mais específicas e técnicas.
“O setor de rações é estratégico para a cadeia produtiva de alimentos no Ceará, pois garante o desempenho e a saúde animal em diversas atividades, da avicultura ao mercado pet. Temos empresas com longa trajetória e forte compromisso com qualidade, inovação e sustentabilidade, o que nos coloca em posição de destaque regional”, ressalta o presidente do Sindialimentos, Isaac Bley.
A crescente demanda por rações no Ceará, especialmente no setor pet, reflete um consumidor mais atento à qualidade dos produtos e ao bem-estar animal. Ao mesmo tempo, o setor enfrenta desafios como a alta no custo dos insumos, a concorrência acirrada e a necessidade de constante atualização tecnológica — temas que vêm sendo acompanhados de perto pelo Sindialimentos.
As empresas do setor têm investido em inovação, personalização e atendimento técnico qualificado, para o adequado desempenho zootécnico dos animais. Indústrias como Integral Mix, Samaria Rações, Nutrivil e Agromix monitoraram a aplicação na modernização dos processos produtivos, na rastreabilidade, em pesquisas e até em sustentabilidade, como na utilização de energia solar e automação.
Atendimento veterinário online para pets é novidade para clínicas e tutores
Inauguração do novo Alfhavile Home Pet e Clínica Veterinária Dra. Rose acontece nesta terça (17)