As lojas de shopping registraram aumento de 1,2% no fluxo de visitação, enquanto no comércio de rua o crescimento foi de 11,60%. (Foto: Envato Elements)
Atmosfera positiva no setor de varejo no mês de abril, porque segundo levantamento da empresa especializada no segmento via digital, a HiPatners, indicadores revelam um panorama de recuperação expressiva no comércio varejista. O Índice de Performance do Varejo (IPV) mostra retomada, após resultados pífios no início do ano.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
As lojas de shopping registraram aumento de 1,2% no fluxo de visitação, enquanto no comércio de rua o crescimento foi de 11,60%. O faturamento também acompanhou a movimentação positiva, alcançando 14,34% nas lojas de shopping, e 12,67% nas de rua. Os números positivos de abril superaram o que se apresentou na defasagem de março, onde o setor varejista apresentou queda considerável no fluxo de visitação e faturamento, em especial no âmbito dos shoppings.
“Abril foi um mês de ótimo desempenho para o varejo, impulsionado pela Páscoa e por uma atuação mais estratégica dos lojistas. O crescimento de 13,8% nas vendas, especialmente em lojas de rua, mostra que quem planejou bem o sortimento, executou promoções com inteligência e cuidou da operação, colheu resultados acima da média. A data comemorativa teve seu peso, mas o diferencial esteve na preparação e na execução”, relata o CEO da F360, Henrique Carbonell.
No contexto, a região Nordeste apresentou destaque no englobamento, ocupando a segunda colocação no crescimento nacional de faturamento, registrando alta de 16,53%, atrás da região Sul, que obteve crescimento de 18,71%. No que tange o critério de visitações, a região Nordeste também decolou, com alta no fluxo de clientes em 3,70%.
No aspecto geral, sob avaliação nacional, o segmento de Hipermercados, Supermercados, Produtos Alimentícios, Bebidas e Fumo registrou alta expressiva de 33,57%, consolidando-se como o principal motor de crescimento. Por outro lado, o setor de Artigos Farmacêuticos, Médicos, Ortopédicos, de Perfumaria e Cosméticos obteve o menor avanço, com crescimento de 0,84%.
No varejo mundial atual, China desponta na frente dos EUA
Vendas do varejo comum e ampliado do Ceará crescem acima do nacional em 2024