O Brasil se destaca no ramo do empreendedorismo à frente de países de economias de relevância mundial, como Reino Unido, Estados Unidos e Alemanha. (Foto: Envato Elements)
O Brasil se destaca no ramo do empreendedorismo à frente de países de economias de relevância mundial, como Reino Unido, Estados Unidos e Alemanha, é o que mostra um relatório global que avaliou nações com base no percentual da população estimada que possui negócios com 3,5 anos ou mais.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
Os estudos são da Global Entrepreneurship Monitor GEM 2024/2025, que apontou também que o Brasil ficou atrás de países como Coreia do Sul, Arábia Saudita, Grécia, Guatemala e Equador. Segundo a pesquisa, no ano de 2024, constatou-se que 46,9 milhões de brasileiros estavam envolvidos com negócios, em fase inicial ou já estabelecidos.
De acordo com o relatório nacional do estudo, elaborado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o índice brasileiro de empreendedorismo estabelecido em 2024 é de 13,2%, enquanto em 2020 era de 8,7%. A classificação considera o percentual da população entre 18 e 64 anos que possui e administra negócios com mais de 42 meses de atividade contínua.
A empresária e especialista em tecnologia, Cristina Boner, avalia que diante de cenários econômicos instáveis, o brasileiro cria soluções, no intuito de incidir na independência financeira e construir negócios objetivos. “Os dados mostram o amadurecimento do empreendedorismo brasileiro, com negócios que resistem ao tempo, se consolidam e geram impacto. O aumento do acesso à informação e à tecnologia, o fortalecimento de ecossistemas locais de inovação e, principalmente, a criatividade e a resiliência do povo brasileiro são aspectos que contribuem para este cenário”, pontua.
Ceará apresenta novo comitê de negócios para fortalecer empreendedorismo
Empreendedorismo cresce no Ceará com alta de 72,53% na abertura de empresas