De acordo com o Cepea, o setor do agronegócio representou 26% do total de ocupações no país no terceiro trimestre de 2024. (Foto: Envato Elements)
Neste domingo (25) é celebrado o Dia do Trabalhador Rural, data que homenageia homens e mulheres do campo que fazem o agronegócio acontecer. De acordo com informações do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) no que tange o terceiro trimestre de 2024, o setor representou 26% do total de ocupações no país durante o período. Segundo a Cepea, este segmento empregou nesta fase, 28,4 milhões de pessoas.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
Para efeito de comparação, o maior centro econômico do país, o estado de São Paulo, registrou 24,7 milhões de empregos no mesmo período, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A Orbia, plataforma digital integrada ao agronegócio da América Latina, explica que o setor vivencia um novo ciclo impulsionado pela digitalização e pela valorização de áreas como logística, tecnologia, gestão e serviços técnicos.
“O avanço da digitalização no setor agrícola tem sido um dos principais fatores para esse crescimento, conectando toda a cadeia produtiva a novas possibilidades de negócios, além de criar novas demandas por profissionais especializados. Esse processo de transformação digital tem impulsionado não apenas a produtividade no campo, mas também a ampliação das oportunidades de atuação em diferentes áreas do agronegócio”, enfatiza o CCO da Orbia, Robson Rizzon.
De acordo com a Orbia, as pontuações levantadas pela Cepea apontam crescimento nas atividades agroindustriais e expansão do mercado de agrosserviços, o qual, segundo a plataforma, tem exigido equipes multidisciplinares e fortalecido a criação de empregos nas pontas mais técnicas do polo produtivo.
Aporte de recursos para investimentos no agronegócio equivale a mais de R$ 1 trilhão por ano