O presidente da CDL de Fortaleza, Assis Cavalcante, considera que a classe social tem pensamentos diferentes em relação a outras gerações. (Foto: Divulgação/CDL)
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza, Assis Cavalcante, se mostra apreensivo com a Geração Z, modalidade nascida a partir de 1995, que compreende o grupo que se formou sob a influência digital, o qual, segundo o gestor, são agiotas com pensamentos diferentes em relação a outras gerações, e que Cavalcante destaca que o alinhamento é integrar esta classe ao ciclo social de consumidores e colaboradores. “Nós estamos preocupados com essa geração. Nós precisamos entendê-la para que a gente a traga para perto da gente”, complementa.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
Assis Cavalcante afirma que a atribuição do empresário é apresentar uma postura diária de otimismo: “nós temos que dormir e acordar otimistas, pensando sempre que amanhã será melhor que hoje, e buscar essa força interior que é muito grande, e passar para todos os colaboradores desse mesmo sentimento, mas nem todos os dias a gente tá com essa harmonia, essa disposição, mas é como se fosse um papel que a gente desempenha na sociedade, nós precisamos ser assim”, realça.
O presidente da CDL destaca que o descaso histórico da monarquia portuguesa em relação ao Ceará, em comparação ao patamar econômico de estados nordestinos com abundância de água no quesito lençol freático como o Maranhão, e a cana-de-açúcar de Pernambuco, e o Ceará atrelado à imagem de um estado pobre, penalizado pelos efeitos da estiagem, parâmetros que contribuíram para que, segundo Cavalcante, o cearense fosse estimulado a prospectar os próprios resultados. “Está na nossa essência buscar trabalhar, acordar cedo, dormir tarde. Então, o cearense tem essa peculiaridade, essa diferença de não ter tudo nas mãos e ter que ir buscar”, frisa.
As declarações foram feitas na última sexta-feira (16) durante o Cenários do Varejo 2025, evento promovido pela CDL de Fortaleza, em entrevista exclusiva concedida para a Trends, no Teatro Rio Mar Fortaleza. O presidente da CDL disse que o evento, que está na 19ª edição, possui o propósito de esclarecer as novidades do universo do varejo. Segundo Assis Cavalcante, três palestrantes participantes do circuito cearense estiveram ministrando na maior feira de varejo do mundo, que acontece anualmente em janeiro, nos Estados Unidos, em Nova York, a NFR.
No varejo mundial atual, China desponta na frente dos EUA
Revitalização de espaços como agente de transformação social e econômica