Fernando Reis, idealizador da Brasil Restaurant Week, destaca a diversidade culinária nacional e a importância dessa homenagem às regiões. (Foto: Divulgação)
Até o dia 25 de maio, Fortaleza recebe a 22ª edição do Festival Restaurant Week, reunindo mais de 40 restaurantes da cidade, com menus especiais. O evento traz como tema “Uma homenagem à região Norte do Brasil: Riqueza e Diversidade” e aposta na culinária nortista como atrativo principal.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
Fernando Reis, idealizador da Brasil Restaurant Week, destaca a diversidade culinária nacional e a importância dessa homenagem às regiões. “A cada edição buscamos destacar diferentes elementos da culinária regional brasileira, sempre valorizando ingredientes locais, modos de preparo tradicionais e histórias que fazem parte da identidade de cada região”, ressalta.
“Nesta edição, optamos por contemplar a gastronomia nortista justamente por estarmos próximos de levar o evento para o Norte do país. É uma forma de preparar o público para as experiências únicas que essa culinária oferece.”
Fernando Reis, idealizador da Brasil Restaurant Week
Os menus incluem entrada, prato principal e sobremesa a preço fixo, com expectativa de vender cerca de 30 mil combinações. A estimativa de impacto financeiro é de R$ 2,5 milhões, segundo a organização.
Os chefs foram convidados a criar pratos inspirados nas raízes históricas e nos ingredientes típicos da região Norte, como forma de valorizar suas tradições culinárias. O objetivo é promover experiências autênticas por meio de releituras criativas.
Os restaurantes participantes foram divididos em três categorias: Tradicional, Plus e Premium. A proposta é oferecer opções para diferentes perfis de público, do almoço casual ao jantar sofisticado. Segundo Reis, o evento contribui para democratizar o acesso à alta gastronomia e ampliar a visibilidade dos estabelecimentos locais.
Em entrevista exclusividade à Trends, Fernando Reis ressalta o destaque internacional da culinária brasileira. “Temos uma gastronomia extremamente rica, diversa e criativa, que reflete a mistura de culturas e regiões. Nos últimos anos, vimos um crescimento na valorização dos ingredientes nativos e dos saberes tradicionais”,afirma.
Além disso, segundo o idealizador da Brasil Restaurant Week, chefs brasileiros estão ganhando autoridade e espaço no cenário internacional. “Acredito que não estamos apenas nos equiparando à gastronomia internacional” estamos construindo uma identidade própria, admirada e respeitada mundo afora.
O Festival Restaurant Week nasceu em Nova Iorque nos anos 1990 e chegou ao Brasil em 2006. O idealizador Fernando Reis conheceu o conceito durante uma viagem aos Estados Unidos e decidiu adaptá-lo à realidade brasileira, com foco em menus de qualidade a preços acessíveis.
“Durante uma das minhas viagens aos Estados Unidos, tive contato com esse conceito que unia gastronomia de qualidade e inclusão social, por meio de menus a preços fixos e acessíveis. Achei que fazia todo sentido trazer esse modelo para o Brasil, adaptando à nossa rica e diversa culinária.”
Fernando Reis, idealizador da Brasil Restaurant Week
O modelo uniu inclusão social e alta gastronomia, atraindo restaurantes renomados e permitindo que mais pessoas experimentem pratos exclusivos. Desde então, o evento se espalhou por várias capitais, movimentando o setor e ampliando o alcance da culinária brasileira.
Vendas no e-commerce crescem e Fortaleza realiza evento do setor
Airbnb lança novo app com serviços e experiências além da hospedagem