Entre os fatores de impulso estão o fortalecimento de segmentos como turismo cultural, esportes náuticos e ecoturismo. (Foto: Freepik)
O turismo do Ceará registrou alta de 14,7% em março de 2025 em comparação com o mesmo mês do ano anterior. O resultado mais que dobra a média nacional, de 5,8%, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
Na variação mensal, o estado também apresentou desempenho positivo: avanço de 1,6% frente a fevereiro. No mesmo período, o Brasil teve queda de 0,2% nas atividades turísticas.
O acumulado dos últimos 12 meses confirma a tendência: crescimento de 7,6% no Ceará, enquanto o país subiu 4,7%. O dado reforça o destaque do estado no cenário turístico nacional.
Eduardo Bismarck, secretário do Turismo do Ceará, destaca que o investimento em promoção institucional, presença em feiras e capacitação ampliou o alcance das iniciativas. “Esse crescimento mostra que estamos no caminho certo e é motivo de comemoração para todos que fazem o turismo cearense”, ressalta.
Entre os fatores de impulso estão o fortalecimento de segmentos como turismo cultural, esportes náuticos e ecoturismo. Além disso, houve aumento de voos e adesão de novos municípios ao Cadastur.
A articulação entre Governo, municípios e setor privado contribuiu para manter o ritmo de crescimento. O objetivo, segundo a gestão estadual, é consolidar o Ceará entre os destinos líderes do Brasil.
Rodada de Negócios conecta empresas de turismo em Amontada
Programa visa habilitar empresas do Ceará e agentes de roteiros turísticos