Porto do Pecém: movimentação recorde impulsiona logística do Ceará

Por: Redação | Em:
Tags:, ,
porto do pecém

O Porto do Pecém iniciou 2025 com o melhor desempenho de sua história, com o terminal movimentando 220.376 TEUs entre janeiro e abril. (Foto: Divulgação/CIPP)

O Porto do Pecém iniciou 2025 com o melhor desempenho de sua história, com o terminal movimentando 220.376 TEUs entre janeiro e abril, um avanço de 37% em relação aos 161.254 TEUs do mesmo período de 2024.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


A movimentação total chegou a 6,66 milhões de toneladas, crescimento de 12,4% frente ao primeiro quadrimestre do ano anterior. O aumento reflete a ampliação da malha logística e a entrada de novas rotas internacionais, como a vinda da China.

Na cabotagem, o volume atingiu 4,2 milhões de toneladas, alta de 12%. Os principais produtos desembarcados foram minérios, cereais e combustíveis minerais; os embarques focaram em sal, ferro fundido e plásticos.

No longo curso, o crescimento foi de 14%. O destaque no desembarque foi para combustíveis minerais e máquinas, enquanto as exportações priorizaram minérios, sal e frutas.

Complexo do Pecém projeta alta em 2025

Segundo Max Quintino, presidente do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), a expectativa é manter o ritmo até o fim do ano. A estratégia envolve novos projetos como a Transnordestina e a negociação de exportações minerais com rotas regulares.

“Esses índices são reflexo da nossa eficiência operacional, da expertise da nossa equipe e da flexibilidade logística do nosso terminal, que tem a vantagem de poder receber diversos tipos de carga, além de navios de grande porte. Outra novidade deste início de ano que contribuiu bastante para esses bons números foi a nova rota que vem da China.”

Max Quintino, presidente do Complexo do Pecém

Com flexibilidade logística e capacidade para navios de grande porte, o Pecém reforça sua posição como Hub logístico no Nordeste. A meta é ampliar a diversificação e consolidar conexões com mercados estratégicos.

Saiba mais:

Complexo do Pecém atrai investidores na maior feira de logística da América Latina

Linha inédita conecta Porto do Pecém à China com escala global

Top 5: Mais lidas