Na passagem de fevereiro para março, a produção industrial cearense cresceu 3,4% na série com ajuste sazonal. (Foto: Envato Elements)
De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a indústria do Ceará cresceu 3,5% no trimestre encerrado em março de 2025. O resultado supera a média nacional de 0,4% e coloca o estado entre os maiores avanços regionais do período.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
Esse desempenho fez o Ceará liderar a expansão entre os 15 locais pesquisados para a média móvel trimestral. Apenas Rio de Janeiro (2,4%), Espírito Santo (1,2%), São Paulo (1,1%) e Paraná (0,9%) também apresentaram alta acima da média do país.
Na passagem de fevereiro para março, a produção industrial cearense cresceu 3,4% na série com ajuste sazonal. O avanço foi maior que o índice nacional (1,2%) e o segundo mais expressivo do Nordeste, atrás apenas da Bahia (1,6%).
Mas a comparação com março de 2024 mostra retração de 2,0% na indústria do estado. A queda se enquadra regional, marcado por recuos em Pernambuco (-22,6%) e Rio Grande do Norte (-19,1%).
No acumulado do ano, o Ceará recuou 0,7%, em contraste com a alta de 1,9% da indústria nacional no mesmo período. Já no acumulado de 12 meses, o estado apresentou avanço de 5,2%, também acima da média nacional de 3,1%.
Esses resultados mostram um cenário misto: enquanto o curto prazo indica recuperação industrial no Ceará, os dados anuais apontam que o ritmo ainda é irregular frente a outros estados.
Presidente da Fiec afirma que taxas de juros atrapalham investimentos na indústria
Ceará atrai R$ 6,8 bi em investimentos industriais até abril