A Gestão do Relacionamento com o Cliente (CRM), por exemplo, é um sistema usado para centralizar dados de interações com consumidores. (Foto: Envato Elements)
A inteligência artificial (IA) vem sendo integrada de maneira acelerada em processos importantes das empresas. A Gestão do Relacionamento com o Cliente (CRM, na sigla em inglês), por exemplo, é um sistema usado para centralizar dados de interações com consumidores e a IA se conecta a essas plataformas para automatizar processos e ampliar a produtividade.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
Hoje, 41% das empresas brasileiras já utilizam IA em suas operações, segundo dados do setor. A tecnologia permite analisar grandes volumes de dados, identificar padrões e otimizar tarefas repetitivas.
Nesse cenário, o uso combinado de Gestão do Relacionamento com o Cliente e IA oferece uma visão mais precisa do comportamento dos consumidores, o que permite decisões mais rápidas e estratégias comerciais mais assertivas.
De acordo com estudo realizado pela GrandView Research, 91% das empresas com mais de 10 funcionários adotam algum tipo de CRM. No marketing digital, essa ferramenta organiza informações para personalizar campanhas e melhorar resultados.
Na prática, o CRM coleta dados como histórico de compras e navegação. Com IA, esses dados são processados para prever comportamentos e identificar o momento ideal de abordagem.
Essa personalização pode elevar a taxa de conversão em até 200%. A IA ainda permite testes A/B, segmentação inteligente e integração com ferramentas de automação para escalar as ações.
A combinação entre CRM e inteligência artificial traz uma série de vantagens para as equipes de marketing e vendas. Entre elas:
De modo geral, unir CRM à inteligência artificial significa utilizar os dados de forma mais estratégica, entendendo melhor os consumidores e otimizando as vendas. Essa integração já é uma realidade em muitos negócios e tende a ser essencial em breve.
Fórum de tecnologias para o Semiárido estimula startups cearenses