Fórum de tecnologias para o Semiárido estimula startups cearenses

Por: Eleazar Barbosa | Em:
Tags:
tecnologias startups

A gestão do projeto é elaborada pelo Centro de Inovação e Difusão de Tecnologias para o Semiárido (CIDTS), órgão vinculado ao MIDR. (Foto: Envato Elements)

Na conjuntura de apresentar produções inovadoras na linha de startups direcionadas para o semiárido, está sendo realizado em Boa Viagem o 3º Fórum de Tecnologias para o Semiárido. Contando com uma programação específica, o evento que tem o apoio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e está acontecendo no campus do Instituto Federal do Ceará (IFCE), do município.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


Nove startups foram selecionadas para congregar as etapas de seleção. Destaque do englobamento uma proposta que apregoa a ligação de genética e tecnologia para a melhoria da qualidade da produção leiteira de Boa Viagem. A gestão do projeto é elaborada pelo Centro de Inovação e Difusão de Tecnologias para o Semiárido (CIDTS), órgão vinculado ao MIDR.

Investimentos estimados envolvem um termo firmado em 2020 que aplica R$ 5,7 milhões na programação, o qual visa promover formação profissional, difusão de tecnologias, fomento ao empreendedorismo e pesquisa aplicada em prol do desenvolvimento sustentável. A execução do panorama se estende atualmente a 60 municípios cearenses, com intuito de beneficiar 1.500 pessoas ligadas às rotas produtivas de leite, cordeiro, tecnologia da informação e comunicação, fruticultura, mel e economia circular.

Para o coordenador geral dos Sistemas Produtivos Inovadores do MIDR, Joaquim Carneiro, o objetivo do projeto é atingido como satisfatório ao perceber a integração de tecnologia e inovação para auxiliar o desenvolvimento regional. “Os CIDTS têm uma estrutura para dar suporte nas análises bromatológicas (química dos alimentos), análise de solo e no desenvolvimento de processos produtivos adaptados à realidade local. Com isso, conseguimos apoiar de forma concreta os pequenos produtores”, explica.

O Fórum também tem o suporte institucional de representantes da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, CODEVASF, Sebrae e Banco do Nordeste.

Saiba mais:

BYD e Aramco firmam parceria para desenvolver tecnologias de energia nova

Indústria de defesa receberá R$ 112,9 bi para tecnologias estratégicas

Top 5: Mais lidas