Ícone do site TrendsCE

EUA e China suspendem tarifas por 90 dias e reduzem taxas de importação

eua e china

Estados Unidos (EUA) e China anunciaram nesta segunda-feira (12), a suspensão da maioria das tarifas bilaterais por um período de 90 dias, com validade até 14 de maio, após dois dias de negociações em Genebra.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


O acordo prevê a redução temporária de 115 pontos percentuais nas tarifas recíprocas. As taxas americanas sobre produtos chineses cairão de 145% para 30% e as tarifas chinesas sobre importações dos EUA recuarão de 125% para 10%.

O anúncio provocou reação imediata nos mercados. A Bolsa de Hong Kong subiu mais de 3% e o dólar valorizou frente ao iene e ao euro. O Ministério do Comércio da China classificou o acordo como um “interesse comum do mundo”.

As conversas envolveram Scott Bessent, secretário do Tesouro dos EUA, Jamieson Greer, representante do Comércio, e He Lifeng, vice-primeiro-ministro chinês. Ambos os lados afirmaram ter obtido “progressos substanciais” e decidiram criar um mecanismo para avançar nas negociações.

Desde o início da guerra comercial, as tarifas chegaram a atingir 245% em certos produtos. A trégua sinaliza uma mudança de tom nas relações, em meio à retomada do governo Trump e ao aumento de 8,1% nas exportações chinesas em abril.

Ngozi Okonjo-Iweala, diretora-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), chamou a trégua de “passo positivo”. Para analistas, o entendimento reflete que os dois países buscam evitar uma ruptura econômica prolongada.

Saiba mais:

Boletim Focus: mercado prevê fim do ciclo de alta da Selic

Fredy Albuquerque: “empresariado precisa se adaptar às normas da Reforma Tributária”

Sair da versão mobile